🎁 Baixe agora um E-book (PDF) gratuito com 13 dicas sobre proteção contra ataques cibernéticos: https://bit.ly/13-dicas-de-seguranca-…

 

  A segurança da informação precisa ser tratada como prioridade em meio ao crescimento dos ataques cibernéticos. A pandemia da Covid-19 aumentou ainda mais os riscos e vulnerabilidades das empresas, que de uma hora para outra precisaram adaptar os seus sistemas para o acesso remoto via home office.

  Neste vídeo, Antonio Santana, diretor de negócios da InfoSW Tecnologia, empresa especializada em soluções de TI e parceira Gold da WhatchGuard, fala sobre as melhores estratégias para proteger a sua empresa contra invasões. Entre elas estão manter os softwares sempre atualizados e definir diretrizes para identificar ataques de phishing cada vez mais sofisticados e criativos.

  Para Santana, a proteção das informações está muito além de definir um perímetro, já que aplicações como cloud, por exemplo, tornaram as redes ainda mais distribuídas. Assim, a proteção deve ir além dos firewalls e antivírus. É preciso ter em mente um amplo plano de segurança e sempre considerar o fator humano, com constante educação e orientação para o usuário.

  O acesso Wi-Fi, que muitas vezes é negligenciado, também precisa estar no radar. Segundo Santana, existem mais de seis tipos de invasões voltadas para as redes sem fio. Há ainda a questão de roubos de credenciais, que vem crescendo de forma significativa, além das aplicações baseadas em IoT – Internet das coisas que abrem um amplo espaço para ataques. Neste último caso, uma dica é criar um bom perímetro de circulação para os dispositivos, separando-os em VLANs.