Eficiência energética
Foto: Pixabay

Eficiência energética

  A Embratel apresentou uma nova versão de sua solução de eficiência energética para ajudar no monitoramento do uso de energia das companhias, garantindo maior controle e melhor gestão de gastos. A oferta é indicada para organizações de diversos tamanhos e segmentos de atuação, como instituições financeiras, hotéis e empresas de varejo.

  O sistema funciona da seguinte forma: medidores de energia instalados no quadro de eletricidade da empresa analisam os diferentes circuitos elétricos. Eles se comunicam, via rede móvel, com uma plataforma em nuvem da operadora, permitindo aos gestores terem acesso aos dados sobre consumo energético de suas empresas, de hora em hora, além de identificarem padrões de uso irregulares responsáveis por impactar o correto consumo de energia elétrica.

  Com base nas informações coletadas, a equipe de consultoria da Embratel sugere melhorias como programar o desligamento de determinados equipamentos fora do horário de uso (iluminação e recursos de TI), orientar os colaboradores sobre boas práticas para economia de energia e até auxiliar na elaboração de um manual de consumo. Por meio de um controle de acesso seguro, as empresas acessam os relatórios com o detalhamento do consumo de cada circuito elétrico.