GPON
Foto: Divulgação

GPON

  A Furukawa lançou uma linha de equipamentos GPON voltada à implantação de redes FTTx, com foco no mercado de provedores de serviços de Internet (ISPs),

  A linha inclui três modelos de OLTs para a central de equipamentos. São eles: LD 3008, com oito portas PON e capacidade de até 1024 assinantes; LD 3016, com 16 portas PON e até 2048 assinantes, e LD 3032, com 32 portas PON e capacidade de até 4.096 assinantes. Todos os modelos suportam até 128 ONUs ou modems ópticos conectados em cada porta GPON.

  Assim, é possível atender ISPs de menor porte, com um equipamento standalone de oito portas e que ocupa apenas 1U no rack, até grandes provedores de serviços, que necessitam de uma OLT mais robusta, com chassi compacto que ocupa 2U no rack, totalmente redundante, modular para facilitar futuras expansões e com suporte a funcionalidades de rede camada 3.

  Para atendimento ao usuário final, a companhia oferece três modelos de modems ópticos (ONUs ou ONTs): LD 420-10R, LD 111-21R e LD 421-21W. O primeiro conta com uma única interface de rede e é indicado para acesso a dados, podendo ser utilizado nas funcionalidades bridge ou router. O LD 111-21R possui maior quantidade de interfaces de rede, além de uma interface RJ-11 (FXS), para conexão à telefonia analógica. Já o LD 421-21W possui antena Wi-Fi integrada de 5 dBi e suporta serviços triple play (dados, vídeo e telefonia).

  O portfólio inclui um software de gerenciamento/monitoramento. Denominada Conscius Monitoring e desenvolvida pela Furukawa, a ferramenta possui interface gráfica. A empresa também está desenvolvendo um software de provisionamento de serviços para rede GPON chamado Conscius Manager, também com interface gráfica (e intuitiva). A ferramenta deverá estar disponível no segundo semestre.