torres 5G
Foto: Pixabay

Implantação de torres 5G

  A CommScope lançou a Mosaic, uma plataforma de antena ativa/passiva que ajuda as operadoras a simplificar e acelerar a implantação de torres 5G.

  O design agnóstico de hardware modular de rádio da solução também oferece, ao mesmo tempo, suporte para as estruturas 4G legadas. A adição de recursos de 5G, geralmente, impõe a necessidade de novos equipamentos de torre (entre eles o AAS – Active Antenna Systems), que oferecem capacidades de massive MIMO. A plataforma Mosaic permite que as operadoras combinem recursos de antena ativa e passiva, simplificando as complexidades no topo da torre e a reduzindo o espaço ocupado e a carga de vento, preservando o desempenho de todas as tecnologias.

    Segundo a empresa, o design compacto da plataforma ainda resolve entraves de interferência e desempenho da rede e garante que a infraestrutura ativa em 4G possa coexistir com novas antenas 5G.

  Ela ainda reduz o espaço ocupado no topo da torre, fornecendo a capacidade de montar equipamentos MIMO AAS na parte traseira de uma antena passiva convencional, mediante o uso de tecnologia e práticas de design modular. A variedade de contagem e comprimento de portas disponível no módulo de antena passiva também facilita a atualização para 5G mMIMO, além de oferecer suporte a todas as bandas sub-6 GHz já existentes.