Redes ópticas
Foto: Divulgação

Redes ópticas

  A R&M apresentou a QuickRelease (QR), uma tecnologia que facilita a inserção e remoção dos patch cords de fibra óptica, além de possibilitar aos técnicos de rede operarem com o mecanismo push-pull para conectores MPO e LC, usando “bota de alívio de tensão”.

  Segundo a empresa, a tecnologia aumenta a densidade de portas fibra ópticas em racks sem ter nenhum compromisso em termos de operabilidade. A função de “bota de alivio de tensão” dos conectores QR serve como limitação de raio, como também pode ser usada como um elemento de controle, guiando o plug. Os técnicos de rede deslizam e puxam “a bota de alívio de tensão” para trás para bloquear ou soltar o conector QR no patch panel.

  Com o mecanismo QR, a distância entre as janelas de acoplamento não é necessária. No caso de conexões MPO-QR, a densidade da solução aumenta 120 portas por unidade de rack, 50% mais do que nos patch panels convencionais. O LC-QR duplex também permite uma densidade de 120 portas ou 240 fibras por unidade de rack. Isso significa que até 10.080 fibras podem ser conectadas em um gabinete de rede com 42U.

  Assim, a infraestrutura da rede no data center, por exemplo, pode ser dimensionada para economizar espaço, permitindo a construção de arquiteturas spine-leaf para um tráfego de dados mais rápido.

  Existem variantes para patch cords QR com conectores MPO, LC simplex, LC duplex e LC Uniboot. A R&M especifica os conectores QR para todos os cenários de uso típico. O MPO-QR é compatível com conectores MPO/MTP fabricados por outros fabricantes. Ele suporta fibras monomodo e multimodo das categorias OS2, OM3, OM4 e OM5. A companhia monta o MPO-QR com patch cords de 2 milímetros e o LC-QR duplex com cabos de 1,4 milímetro.