Automação óptica
Foto: Freepik

Soluções abertas de automação óptica

  A Infinera apresentou o “ICE-XR”, um conjunto de soluções ópticas inteligentes e coerentes plugáveis capaz de suportar aplicações ponto a ponto e ponto-multiponto. Além de permitir a simplificação da infraestrutura, os produtos podem proporcionar até 70% de redução nos custos de rede.

  Os plugáveis ICE-XR incluirão, inicialmente, opções de 400, 200 e 100 G em formatos CFP2 e QSFP-DD padrões do setor para facilitar a implantação em diferentes dispositivos de rede. Com potência de lançamento de 0 dBm e baixo ruído fora de banda, os dispositivos são otimizados para instalação em uma ampla variedade de infraestruturas, incluindo ROADM de grade fixa e flexível, colorless e directionless.

  Também introduzem um novo nível de inteligência, integrando a funcionalidade de nível de sistema em um plugável. Essa combinação oferece visibilidade de ponta a ponta, ativação acelerada do serviço e controle de nível de sistema óptico tradicional, mesmo quando implantado em equipamentos de rede óptica não tradicionais.

  Suportam ainda um conjunto diversificado de aplicativos de rede, de regionais a metropolitanos, DCI, e acesso, incluindo fibra única bidirecional e sobreposições em sistemas PON. A Infinera iniciará os testes do ICE-XR no segundo semestre deste ano, com fornecimento previsto para o final de 2022.

  A companhia também anunciou o “Open Optical Toolkit”, um conjunto de soluções de automação que permite às operadoras manter uma experiência operacional contínua à medida que as redes ópticas se tornam cada vez mais abertas e heterogêneas, com mecanismos ópticos coerentes de inúmeros fornecedores implantados em uma variedade maior de plataformas de rede, como roteadores, switches, plataformas de computação e rádios móveis.

  O Open Optical Toolkit inclui o OWN – Open Wave Manager, um aplicativo de software modular projetado para que as operadoras implantem e operem perfeitamente mecanismos ópticos coerentes de qualquer fornecedor em qualquer sistema de linha óptica. A solução estará disponível no segundo semestre deste ano.