API-first
Foto: Freepik

Soluções gratuitas API-first para desenvolvedores

  O “Panoptica” e o “Calisti” são as mais recentes adições ao conjunto de soluções e ferramentas API-first da Cisco. De acordo com a companhia, as novas ferramentas, disponíveis gratuitamente, ressaltam a sua estratégia para gerenciar e proteger arquiteturas de aplicações distribuídas, possibilitando aos desenvolvedores descobrir, conectar, proteger e acompanhar programaticamente APIs –  interfaces de programação de aplicações, aplicações e cargas de trabalho em toda a sua jornada na nuvem, desde casos de uso nascidos na nuvem (born-in-the-cloud) em uma única nuvem, até arquiteturas híbridas e multi-cloud que abrangem componentes públicos, privados, SaaS e de borda.

  O “Panoptica” ajuda desenvolvedores e engenheiros a proporcionar segurança nativa da nuvem desde o desenvolvimento de aplicativos até o tempo de execução. Uma interface única para segurança abrangente de contêiner, sem servidor, API, malha de serviço e Kubernetes, que escala em vários clusters com uma arquitetura sem agente e se integra a ferramentas de CI/CD e estruturas de linguagem em múltiplas nuvens.

  Já o “Calisti” é uma plataforma “Istio” pronta para empresas, que simplifica a conectividade, o gerenciamento do ciclo de vida e a segurança para microsserviços em ambientes complexos de várias nuvens. Ele ajuda as equipes de aplicações a focar na lógica do aplicativo e os engenheiros de confiabilidade do site, a controlar e dimensionar, eliminar o risco de atualizações, encontrar causas raiz e monitorar objetivos de nível de serviço.