Infraestrutura hiperconvergente promete reduzir custos de TI
Simone Rodrigues, Editora da Infra News Telecom
Os gestores de TI são cada vez mais pressionados por resultados e precisam garantir a proteção do investimento a longo prazo. Soma-se a isso, o desafio de lidar com o grande volume de carga de trabalho que trafega pela rede. Essas questões só podem ser resolvidas como uma arquitetura de rede simples, flexível e ágil.
A infraestrutura hiperconvergente, que permite integrar num único local os principais componentes de TI (servidores, elementos de rede e armazenamento), tem conquistado espaço no mercado, justamente, porque promete agilidade alinhada ao restante da oferta de TI, com redução de custos.
De maneira geral, este tipo de topologia garante às empresas maior eficiência e produtividade, além de simplicidade de gerenciamento da rede e rápida implementação, já que a própria equipe de TI pode dar conta do recado.
Um artigo publicado nesta edição mostra a experiência do Grupo Educacional Bom Jesus, uma instituição de ensino centenária com mais de 50 mil alunos. Com a solução de hiperconvergência, o Grupo diminuiu em 30% o consumo de energia elétrica, desativou storages e reduziu racks. Além disso, a tecnologia permitiu a equipe de TI realizar atualizações de forma mais rápida e eficiente, minimizando paradas.
A companhia atua em cinco estados do Brasil e conta com 36 unidades de educação básica e quatro de ensino superior. “Para atender toda a demanda, já que estamos falando de mais de seis mil funcionários e dezenas de milhares de alunos, eram necessários dois data centers”, conta Marcelo Bardi, gerente de tecnologia da informação e de gestão de processos do Grupo.
Segundo um relatório da consultoria MarketInsightsReports, entre 2020 e 2025 o mercado mundial de infraestrutura hiperconvergente deve registrar uma taxa de crescimento anual composta (CAGR, sigla em inglês) superior a 13%. O estudo enfatiza que as soluções hiperconvergentes operam cargas de trabalho críticas para os negócios, reduzindo a complexidade dos data centers e ampliando a acessibilidade. Além disso, os sistemas de infraestrutura hiperconvergentes permitem que as organizações mantenham os dados seguros em seus data centers locais, fornecendo uma série de recursos de proteção de dados, como replicação e criptografia.