Instalações de data centers hiperescala cresceram 11%, em 2018
Redação, Infra News Telecom
Segundo a Synergy Research Group, empresa de estratégia e inteligência de mercado para TI e nuvem emergentes, no final de 2018 o número de instalações de data centers hiperescala alcançou 430 em todo o mundo, um aumento de 11% em relação a 2017. A maior parte das novas construções do ano passado ocorreu nas regiões Ásia-Pacífico e EMEA – Europa, Oriente Médio e África. Mas, os EUA ainda respondem por 40% dos principais sites de data center hiperescala.
A China, Japão, Reino Unido, Austrália e Alemanha representam 30% do volume. Em 2018, novos centros de dados foram abertos em 17 países, com os EUA e Hong Kong tendo o maior número de adições.
A Synergy Research pesquisou as 20 das principais empresas de nuvem e serviços de Internet, incluindo as maiores operadoras em SaaS, IaaS, PaaS, pesquisa, redes sociais, comércio eletrônico e jogos. A Amazon e o Google abriram a maioria dos data centers no ano passado.
Em média, cada uma das 20 empresas pesquisadas tinha 22 sites de data centers. Porém, a Amazon, Microsoft, Google e IBM contam com aproximadamente 50 data centers com pelo menos três unidades em cada uma das regiões da América do Norte, APAC, EMEA e América Latina. O Alibaba e a Oracle também têm uma ampla presença nesse segmento. Outras empresas pesquisadas têm os seus centros de dados principalmente nos EUA (Apple, Facebook, Twitter, eBay, Yahoo) ou na China (Baidu, Tencent).
“O crescimento em hiperescala continua, com as receitas dos provedores de serviços crescendo em média 24% ao ano. O aumento do Capex ultrapassa 40% e muito desse percentual vai para a construção e equipamento dos data centers”, comenta John Dinsdale, analista chefe e diretor de pesquisa da Synergy Research Group. “Além dos 430 data centers de hiperescala atuais, mais 132 estão em vários estágios de planejamento ou construção”.