Inteligência artificial e machine learning no setor de telecom
Simone Rodrigues, Editora da Infra News Telecom
As plataformas baseadas em IA – inteligência artificial e machine learning estão cada vez mais presentes no setor de telecomunicações. O uso de chatbots e assistentes virtuais, por exemplo, já é bastante comum neste mercado para atender, principalmente, solicitações de clientes sobre suporte, manutenção e solução de problemas.
A crescente demanda por banda larga e as novas necessidades dos consumidores, impostas pela pandemia da Covid-19, mostraram a importância de infraestruturas mais flexíveis e inteligentes. Nesse cenário, a IA se expandiu para outras áreas e passou a ser usada inclusive para melhorar a confiabilidade da rede, prever falhas e coletar dados das torres.
Para a professora e cientista de dados, Alessandra Montini, “nas empresas de telecom o aprendizado de máquina e a inteligência artificial são indispensáveis, já que essas companhias recebem inúmeras demandas de clientes que podem ser facilmente resolvidas a partir da automação”. Ela também destaca outros benefícios dessas soluções como a detecção de anomalias e a otimização da rede, além de auxiliar na tomada de decisões complexas. “Vale destacar que a inteligência artificial permite ainda autoaprendizagem, autocorreção e também tomada de decisão autônoma.”
Recentemente, a Algar Telecom, empresa de telecomunicações e TI do Grupo Algar, lançou uma assistente virtual para automatizar soluções e fazer comunicações internas de modo proativo para as demandas relacionadas ao seu centro de operações de rede (COR).
Batizado de Cora, sigla para central de operações de redes automatizada, o bot permitirá aos analistas da área atuar de maneira mais analítica e preventiva, ao mesmo tempo em que as outras áreas da companhia, em especial os técnicos de campo, terão mais autonomia e agilidade na resolução de falhas operacionais. Na prática, a novidade se traduz em uma maior eficiência e melhor experiência do cliente.
Segundo a empresa, por ser uma solução dotada de inteligência artificial, a assistente virtual aprenderá constantemente e expandirá suas habilidades com o passar do tempo. Neste primeiro momento, ela já realiza consultas de chamados de rede no sistema e notificações de ocorrências graves. Mas a Cora já está em processo de aprendizagem para executar inúmeras outras funcionalidades, como consultar circuitos envolvidos em falhas massivas, permitir que os técnicos de campo encerrem chamados sem necessidade de entrar em contato com o COR ou verificar a potência óptica, por exemplo.
“A Cora chega totalmente alinhada ao movimento de evolução digital da companhia, ajudando a conduzir o nosso negócio ao futuro. Ela é parte de uma grande jornada, com uma série de iniciativas para agregar inteligência à entrega de serviços, expansão de redes e sistemas. Com isso, temos ampliado a previsibilidade, a assertividade e agilidade nos processos internos, o que se reflete diretamente na qualidade do serviço e do atendimento para o cliente final”, comenta Wendel de Melo Vicente, diretor de tecnologia da Algar Telecom.
Desde 2019, a companhia vem trabalhando na evolução digital do seu centro de operações. O projeto inclui a digitalização dos processos, na automação de atividades e na implantação de soluções mais inteligentes para permitir uma atuação preventiva e analítica, dando maior autonomia para áreas de clientes e aumentando a disponibilidade dos serviços. Com 67 anos de atuação, a Algar Telecom conta com uma rede de mais de 77 mil km de fibra óptica que serve, atualmente, mais de 350 cidades, em 16 estados do Brasil e no Distrito Federal.
Data centers
Outro tema desta edição é a tecnologia de edge data centers. Flávio Marques, engenheiro de aplicação da Furukawa Electric LatAm, explica este conceito e destaca a sua importância para a infraestrutura 5G, além do papel dos ISPs – provedores de serviços de Internet para aumentar a granularidade e abrangência dos data centers edge.
Já Marcelo Barboza, da Clarity Treinamentos, aborda o confinamento de corredores em data centers, indicando medidas práticas para evitar problemas no fluxo de ar nesses ambientes.
Boa Leitura!