Inteligência artificial nas operações de TI
Simone Rodrigues, Editora da Infra News Telecom
Cada vez mais empresas lançam mão da IA – Inteligência artificial para automatizar e agilizar a análise de seus processos, e esse movimento também vem alcançando as equipes de TI.
No ano passado, o mercado de IA na América Latina faturou US$ 448 milhões com hardware, software e serviços, segundo Pietro Delai, gerente do programa de soluções de software e cloud na América Latina da IDC, especializada em inteligência de mercado, serviços e consultoria para os mercados de TI, telecom e tecnologia de consumo.
Inteligência artificial na segurança da informação
As plataformas de IA também podem ser uma arma eficaz para proteger as empresas contra ataques cibernéticos, ao agir proativamente a uma invasão, por exemplo. “A IA pode automatizar inúmeras tarefas, ajudando os departamentos de segurança com falta de pessoal a preencher a lacuna de habilidades especializadas e melhorar a eficiência de seus profissionais humanos. Protegendo contra muitas ameaças existentes, a IA pode colocar os defensores um passo à frente”, diz Longinus Timochenco, CISO – Chief Information Security Officer e diretor de governança corporativa na KaBuM!, num artigo publicado nesta edição.
Ele também alerta que a inteligência artificial é uma ferramenta poderosa que pode ser usada para aprimorar técnicas de ataque ou até mesmo criar novas. “Por isso, as organizações devem estar prontas para adaptar as suas defesas para lidar com a escala e a sofisticação dos ataques cibernéticos habilitados para IA”.
Boa leitura!
Simone Rodrigues é jornalista, com pós graduação em comunicação jornalística, além de especialização em mídias sociais. Tem 20 anos de vivência no mercado de infraestrutura e redes de telecomunicações. É fundadora da Infra News Telecom.