Inteligência de dados para melhorar a competitividade das empresas
Redação, Infra News Telecom
A Pure Storage, plataforma de armazenamento flash, divulgou os resultados de sua pesquisa conduzida pelo MIT Technology Review. Denominado Evolution Report Latam, o relatório traz informações sobre as iniciativas atuais e futuras de inteligência de dados para o crescimento dos negócios das empresas. Participaram da pesquisa cerca de 2,3 mil líderes globais de negócios e de TI, incluindo executivos da América Latina (Brasil, Argentina, México e Colômbia).
De acordo com o levantamento, 93% dos líderes de organizações na América Latina têm uma abordagem centrada no cliente para a aplicação de dados, considerando-a fundamental para fornecer melhores resultados. Quando questionados sobre o papel dos dados na melhora das decisões de negócios, 89% dos entrevistados concordaram que eles são fundamentais. Outro benefício da coleta de dados é o crescimento dos negócios, mencionado por 89% dos profissionais da região.
“Dos entrevistados, diretamente ligados a geração de dados, 92% dedicam mais tempo para gerar soluções criativas de acordo com os desafios de negócios futuros. Pensando nisso, vemos que a adoção da IA para inteligência de dados parece ser a próxima geração de tecnologia mais alinhada com os cronogramas de negócios”, comenta o gerente geral de venda da Pure Storage no Brasil, Paulo de Godoy.
De acordo com o relatório, as três principais barreiras das organizações da América Latina para a adoção de IA em iniciativas de inteligência de dados são: custo da tecnologia; envolvimento dos stakeholders; e infraestrutura de dados. Metade dos líderes empresariais da região acreditam que o custo ou o orçamento é o maior desafio ao considerar tecnologias para um gerenciamento de dados aprimorado.
Brasil
No Brasil, participaram da pesquisa 149 tomadores de decisão. Segundo o relatório, as três principais barreiras das empresas brasileiras para a adoção da IA são:
- Custo e o orçamento, opinião de 38% dos entrevistados , sendo 12% menor do que a média na América Latina.
- Participação e o engajamento dos stakeholders, apontadas por 37% dos executivos.
- Dificuldades de recursos e talentos, citados por 34% dos respondentes
Dos líderes consultados no Brasil, 94% concordam que IA daria a eles mais tempo para pensar criativamente sobre os desafios dos negócios. Em termos de benefícios adicionais, 92% também admitem que poderiam desenvolver novas ofertas para os seus clientes, e 89% acreditam que poderiam vender de forma mais eficaz aos seus clientes.
Tendências da IA
A maioria dos entrevistados da pesquisa (80%) acredita que as organizações menores estão sob pressão para acompanhar o ritmo das mudanças e que os dados fornecem o suporte necessário.
“As empresas de pequeno porte não são as únicas que se beneficiam com a capacidade da IA de melhorar a eficiência. As organizações que executam tarefas repetitivas também terão muitas melhorias no processo comercial. Segundo o relatório, 84% dos entrevistados acreditam que IA será ainda mais útil para as empresas que dependem da replicação de tarefas ou dos processos de rotina”, sinaliza Godoy.
As organizações na América Latina adotaram a ideia da inteligência de dados para obter vantagem competitiva e 80% delas já estão explorando ativamente novas tecnologias (como a IA) para os negócios. Quando questionadas sobre a IA, o panorama é positivo: entre as que atualmente não adotam soluções de IA, 66% considerariam como um investimento futuro.