Internet das coisas inspira novo conceito de moradia no Ceará
Redação, Infra News Telecom
Com o avanço da IoT – Internet das coisas, a automação residencial ganha cada vez mais destaque no país. Um exemplo é o Smart City Laguna, um empreendimento de casas, em São Gonçalo do Amarante, CE, erguido pela Planet Smart City, uma empresa global que projeta e constrói cidades e bairros inteligentes inclusivos.
O projeto, definido como “primeira cidade inteligente inclusiva do mundo”, tem capacidade para 20 mil moradores e ocupa uma área de 330 hectares a 55 km de Fortaleza.
Segundo Stephen Dunphy, chefe global de IoT da Planet Smart City, as famílias já instaladas estão sendo convidadas a testar sistemas de automação de IoT em suas casas. “A experiência acontece a partir dispositivos residenciais conectados à Internet, que são controlados remotamente por meio de aplicativos móveis”, completa o executivo.
Os testes incluem sistemas de iluminação inteligentes dos ambientes da residência, que ligam e desligam as luzes, câmeras Wi-Fi, instaladas em conjunto com sensores de segurança, e monitoramento a distância via aplicativos móveis, além de plugues inteligentes para controle remoto de aparelhos eletrônicos por meio de telefones celulares e gerenciamento do consumo de energia elétrica, por exemplo.
A Planet Smart City também implantou mais de 60 soluções inteligentes em toda a área do Smart City Laguna, que vão desde fechaduras inteligentes em ambientes compartilhados até aplicativo gratuito de bairro, o Planet App. Há ainda sistemas de iluminação de LED, que reduzem o consumo de energia, e pavimentação drenante, para evitar ilhas de calor. A primeira etapa da cidade já foi entregue e a previsão de conclusão é ainda em 2021.