Investimento em transformação digital no varejo brasileiro cresce 87%
Redação, Infra News Telecom
Desenvolvido pela SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, em parceria com Oasis Lab Innovation Space, a 3ª edição do estudo “Transformação digital no varejo brasileiro” mostra que o orçamento das empresas brasileiras de varejo em transformação digital aumentou 87% neste ano, representando 0,73% do faturamento das companhias do setor – na pesquisa de 2020 esse percentual foi de 0,39%.
Segundo a pesquisa, 57% dos varejistas entrevistados afirmam que os investimentos em transformação digital contribuíram muito para a empresa e 63% deles declaram que a experiência com o consumidor melhorou significativamente.
Outro tema que tem atenção especial dos varejistas é o trabalho remoto. Na primeira edição da pesquisa, realizada em 2019, 23% das empresas utilizavam o modelo. Já nas edições de 2020 e 2021 esses percentuais foram de 62% e 85%, respectivamente.
O estudo também mostra que as principais ferramentas utilizadas no atendimento ao consumidor são soluções em meios de pagamento (94%) e análises de dados no ambiente online (77%). Ainda de acordo com a pesquisa, as principais dificuldades de implementação de ferramentas de transformação digital relatadas pelas empresas respondentes são mudança da cultura organizacional (40%), questões financeiras (23%) e processos (26%).
As empresas ouvidas foram divididas por faturamento: 33% delas tinham receita de até R$ 500 milhões; 19% entre R$ 500 milhões e R$ 1 bilhão; e 48% acima de R$ 1 bilhão. As companhias participantes representam os maiores players do mercado de 10 diferentes segmentos do varejo, como moda, calçados e artigos esportivos, lojas de departamento e material de construção. Os dados foram coletados entre os dias 12 de fevereiro e 12 de março deste ano.