OPINIÃO
LGPD: Preocupação ou oportunidade?
Longinus Timochenco, CISO – Chief Information Security Officer e diretor de governança corporativa na KaBuM!
Qual é a novidade e por que a surpresa?
Caros leitores, independente de preocupação ou oportunidade o nosso tempo está acabando para discussão e devemos transformar em “atitude a privacidade digital”.
A tentativa de prorrogar a vigência da LGPD não é nova, por isso a entrada em vigor da lei não deveria causar espanto. O ponto é que, infelizmente, temos a cultura de sempre esperar uma “força maior” para iniciar algo, mesmo sabendo que proteção de dados é uma carência do nosso mercado e um caminho sem volta, uma vez que continuaremos a nos relacionar no comércio exterior “GDPR”, além de uma oportunidade para combater as fraudes e diversos crimes digitais. Várias empresas já iniciaram o processo de adequação, mas a maioria ainda está esperando para ver se “essa lei vai pegar”. Agora correria é para todos!
Tenho duas visões sobre o tema, “pessimista e otimista”:
Pessimista
- O mercado nacional está num nível muito baixo de maturidade em toda as esferas para a maior aderência das boas práticas. Minha recomendação é trabalhar fortemente na educação, formação e certificação dos profissionais.
- Infraestruturas físicas e lógicas ineficientes para atender a LGPD.
- Ausência de criação da ANPD – Autoridade Nacional de Proteção de Dados.
Otimista
- Oportunidade de se diferenciar, crescer e buscar maior retorno em produtos e serviços.
- A comercialização de banco de dados inadequados (mercado clandestino) está com seus dias contatos.
- O cidadão no futuro próximo será dono de suas informações.
- Surgimento de novas indústrias, profissões, mercado e regulamentação de transações de dados, com transparência e honestidade.
- Órgão para regulamentação maduro e bem estruturado no futuro próximo “ANPD”.
A retenção e o tratamento de dados pessoais dependem de relações de transparência, honestidade e lealdade. Estar em conformidade com as Leis é obrigação de todos, mas encontrar um viés para fazer com que nossas empresas cresçam é ainda mais importante e diferenciado.
Em um mundo em transformação digital, temos que estar atentos às oportunidades que surgem em formas distintas das tradicionais. Não esperem, façam a diferença com a “educação digital”, respeitando o próximo.
Trabalhem forte, pois isso é só o começo para um novo e prospero futuro, para quem fizer o dever de casa adequadamente. Acreditem, mudem e transformem para inovar.