LTE alcança 4,7 bilhões de conexões em todo o mundo
Redação, Infra News Telecom
De acordo com a 5G Americas, com base nos dados da consultoria Ovum, a tecnologia LTE é responsável por 53% de todas as conexões celulares do mundo, com 4,7 bilhões de assinaturas. Só no primeiro trimestre deste ano foram ativadas 250 milhões de linhas 4G (LTE), um crescimento de 27% em relação ao mesmo período de 2018. “O número de conexões LTE ainda está subindo e essas redes estão sempre evoluindo com a adoção de novas tecnologias. As inovações tecnológicas, que viabilizam o desempenho da 5G, também servem para aprimorar as redes 4G LTE”, diz Chris Pearson, presidente da 5G Americas.
Na América Latina e Caribe são 324 milhões de conexões LTE, o que representa uma taxa de penetração de 47%. No primeiro trimestre deste ano houve um incremento de 19 milhões de assinaturas. Até 2023, a região deverá contar com cerca de 500 milhões de usuários 4G, segundo a Ovum.
Redes 5G
Ainda de acordo com as projeções da Ovum, até o final de 2022 as conexões LTE deverão atingir a marca de 6 bilhões e depois cairão para 5,7 bilhões em 2023, quando o 5G ganhará espaço.
Atualmente, 34 redes 5G estão em operação em todo o mundo – a previsão é de que esse número chegue a 77 até o final deste ano. Segundo a Ovum, a expectativa é de que a tecnologia alcance, globalmente, 1,3 bilhão de conexões até 2023, representando 13% de todas as assinaturas sem fio do mundo. No mesmo período, a América Latina e Caribe deve conquistar 75 milhões de conexões. “A LTE mantém a sua trajetória de forte crescimento na região, com vários países atingindo 60% a 70% de adoção. No futuro, a cobertura LTE chegará em regiões de menor densidade populacional, enquanto a 5G começará a crescer em centros urbanos e no segmento corporativo”, finaliza Jose Otero, vice-presidente da 5G Americas para a América Latina e o Caribe.