Lumen recebe certificação ISO no data center
Redação, Infra News Telecom
A Lumen recebeu o certificado ISO 22301:2019, comprovando a conformidade do seu sistema de gestão de continuidade de negócio, que oferece suporte aos serviços do seu data center, em Cotia, SP.
A certificação é um padrão internacionalmente reconhecido que ajuda a reduzir a probabilidade de incidentes disruptivos, e se algum chegar a ocorrer, a companhia responderá de forma apropriada, reduzindo o dano do incidente.
Concedida por um período de três anos, ela foi aprovada após uma extensa auditoria dos processos e da infraestrutura do data center realizada pela TÜV Rheinland, fornecedora global de serviços técnicos, segurança e certificação, que também avaliou os controles relacionados à continuidade de negócio, aplicados aos serviços e infraestrutura desse data center.
Entre os principais requisitos da norma ISO 22301:2019 implementados no data center estão a gestão da continuidade do negócio, um plano que é desenvolvido e testado para gerenciar situações de crise, e análise de riscos e tratamento e gerenciamento de incidentes, capaz de garantir que riscos e ameaças atuais e futuras aos negócios sejam identificados e abordados para eliminar ou minimizar os danos.
“As certificações do data center garantem a eficiência dos processos e atestam que o serviço atende às normas e padrões internacionais de qualidade, gestão de serviços de TI, segurança da informação e infraestrutura, entre outros”, diz Alexandre Simcsik, diretor de operações de data center da Lumen no Brasil.
A Lumen opera três data centers no Brasil e mais de 350 no mundo. Desde 2007, o sistema de gestão de data center e segurança da companhia está certificado de acordo com a norma ISO 9001. Atualmente, os data centers contam com as certificações ISO 9001, ISO 20000-1 e ISO 27001, além de estarem em conformidade com as normas ISO 27017 e ISO 27018.
Os data centers da Lumen abrigam ambientes de TI tanto da Lumen como de clientes. A infraestrutura global dos data centers da companhia tem conectividade direta com seus mais de 720 mil km de rede de fibra óptica e alcance de mercado em mais de 60 países.