Mainframes apoiam o crescimento dos negócios digitais
Redação, Infra News Telecom
A BMC, especializada em soluções de software para as áreas de TI transformarem os seus negócios tradicionais em digitais, anunciou os resultados de sua Pesquisa Mainframe 2018. O estudo mostra como as organizações estão se tornando cada vez mais proativas com a estratégia de mainframe para facilitar a dinâmica dos negócios digitais.
Com a perspectiva de mais de mil executivos e profissionais técnicos, a pesquisa desmente mitos sobre o mainframe, incluindo a aparente falta de modernização e suporte das organizações, indicando o crescimento da plataforma.
“A digitalização e a mobilidade impõem uma grande pressão, tanto para TI quanto para mainframes, para gerenciar mais volume, variedade e velocidade de transações e dados, com workloads cada vez mais voláteis e imprevisíveis”, afirma Bill Miller, presidente de ZSolutions, da BMC.
Modernização com novas abordagens
As empresas estão trabalhando com muito mais cautela para modernizar e otimizar as suas aplicações e operações do mainframe, explorando a automação para auxiliar na transformação digital. As equipes de operações e de aplicações estão tirando proveito das novas práticas e tecnologias para atualizar os seus ambientes de mainframe.
O estudo apontou que 82% dos entrevistados utilizam Java no mainframe (91% no Brasil); e 48% empregam práticas de Agile/DevOps em seus ambientes de mainframe (24% no Brasil). Ainda, 42% listaram a modernização de aplicações como uma de suas quatro prioridades – no Brasil essa porcentagem alcançou 35%.
Mudanças demográficas contribuem para o futuro positivo do mainframe. Embora a contratação e a falta de conhecimento ainda sejam um desafio para as empresas, conforme os profissionais experientes em mainframe se aposentam, elas continuam a contratar e a investir na próxima geração de funcionários (63% dos entrevistados globais informaram que possuem menos de 50 anos de idade; entre os respondentes brasileiros 93% têm menos de 50 anos).
“A economia digital apresenta desafios complexos para o mainframe, em um momento em que as habilidades operacionais estão sendo direcionadas a uma equipe mais jovem, com menos experiência. Pesquisas contínuas são importantes para compreender o estado evolutivo e a direção da plataforma. Elas podem fornecer uma importante perspectiva para ajudar as empresas que utilizam mainframe a avaliar as atitudes e expectativas dos clientes”, comenta Tim Grieser, vice-presidente de pesquisas da consultoria IDC da área Enterprise System Management Software.
A BMC recomenda o emprego do mainframe como um hub para os atuais negócios digitais, envolvendo as novas forças de trabalho e implementando modernas técnicas e tecnologias para otimizar a plataforma. A companhia oferece soluções de mainframe projetadas para apoiar a jornada rumo a sistemas autogerenciados com informações confiáveis e ações baseadas em políticas, além de atenderem às demandas constantes dos negócios digitais.