Mais de 20 milhões de jovens brasileiros entre 18 e 24 anos estão conectados à Internet
Redação, Infra News Telecom
Uma pesquisa realizada pela Comscore, empresa especializada em análises de audiência online, mostra que o Brasil tem 22 milhões de jovens entre 18 e 24 anos (geração Z) conectados à Internet, o que representa 17% da população digital. Desse volume, mais da metade (60%) utiliza apenas dispositivos móveis para se conectar.
De acordo com o estudo, 42% dos entrevistados concordam que se sentem perdidos quando estão sem celular e 28% têm a intenção de comprar um novo smartphone. Em média, esses usuários gastam uma hora e quarenta minutos por dia nas redes sociais.
A pesquisa também revela que 63% desses jovens utilizam a Internet como primeira fonte de informação, 61% encontram na rede o principal canal de entretenimento, 58% utilizam as redes sociais para enviar e receber comentários dos amigos e 49% acreditam que a qualidade do contato humano foi aprimorada pela internet. Grande parte deles (42%) utiliza as redes como segunda tela enquanto assiste à TV e 30% comentam sobre as marcas em seus canais digitais.
Entre as redes sociais de maior interesse e com mais interações estão o Instagram, Facebook, TikTok, Kwai, Twitter, Pinterest e Linkedin.
Tendências de consumo e comportamento
A análise da Comscore identificou entre esse público um grande interesse por viagens, sendo que 53% acessam a categoria ‘“travel” nos canais digitais. Em respostas ao levantamento da companhia, 66% indicam que gostam da ideia de viajar para o exterior, 54% pretendem viajar de avião e 12% já visitaram outros países. Entre janeiro e junho de 2021 também houve um aumento entre eles no tempo de navegação dentro categoria “turismo” em relação ao período anterior à pandemia, o que indica oportunidades para o setor.
Sobre os principais hábitos de consumo desta geração, grande parte (44%) utiliza a Internet para planejar compras e 43% acreditam que comprar pela Internet torna a vida mais fácil, 38% gostam das tendências de moda e costuma fazer compras por impulso, e 32% pagam para personalizar produtos de acordo com o seu estilo. Os comentários de outros usuários também impactam 30% desses consumidores em suas decisões de compras e 25% seguem as indicações de influenciadores ao consumir.
O relatório da companhia indica ainda que 96% da geração Z acessa a categoria “retail” e gastam em média três horas e meia por mês navegando neste segmento. Essa média vem crescendo ano após ano e alcançou um pico na última Black Friday. Entre os setores de maior interesse dentro do varejo estão: eletrônicos, itens de moda e vestimentas, produtos de alimentação e supermercado, sites de comparação de produtos e artefatos de fragrância e cosmética.