Mais de 50% das empresas brasileiras utilizam IoT
Redação, Infra News Telecom
Segundo o estudo “IoT Snapshot 2022”, elaborado pela Logicalis, empresa global de soluções e serviços de tecnologia da informação e comunicação, a tecnologia de IoT – Internet das coisas já é uma realidade na América Latina e segue em expansão.
Entre 2018 e 2021, o número de empresas que com PoCs – prova de conceito, projetos piloto ou iniciativas em produção cresceu 15% na América Hispânica e 25% no Brasil, com 57% das empresas brasileiras já em processo de implementação do IoT.
Dentre as soluções mais usadas pelas companhias no país estão: monitoramento de ativos (sensores) e manutenção preditiva (31%), geolocalização (28%) e rastreamento de entregas, cargas e/ou logística externa (27%). Já na América Hispânica, o uso está mais voltado a vídeo analytics para monitoramento de pessoas e ambientes (49%), gestão de estoque e logística interna (27%) e geolocalização (26%).
Ainda de acordo com o estudo, desde 2016, o Brasil vinha em uma curva contínua de crescimento e, em 2021, os dados revelam uma redução de 9% (de 42% para 33%) entre aqueles que classificaram a importância das soluções de IoT como “muito alta” ou “alta”, quando comparado com a percepção relatada em 2019, última edição do estudo.
Porém, para o futuro da tecnologia IoT (três a cinco anos) há uma tendência de alta, com 71% dos entrevistados avaliando a importância das soluções de IoT para os negócios como “muito alta” e “alta”. Com isso, 42% das empresas no Brasil e 35% na América Hispânica planejam investir em projetos de IoT nos próximos 18 meses.
Dentro dessa projeção, no Brasil os setores com mais planos concretos de investimento são o agronegócio (50%) e manufatura (49%). Na América Hispânica o segmento de utilities se destaca, com 56% das empresas almejando implementar a tecnologia de IoT em seus negócios, seguido pela área de serviços (40%).
Entre os benefícios da tecnologia destacados pelos entrevistados estão: eficiência operacional, apontada por 68% dos executivos brasileiros como o principal benefício, seguido por produtividade/agilidade e suporte à tomada de decisão com 58% e 46%, respectivamente.
Quanto aos desafios da adoção de IoT no país, as incertezas do cenário econômico do país, a pandemia e a necessidade, cada vez maior, de justificar os investimentos de IoT foram as principais causas que levaram 44% dos respondentes brasileiros a colocar o item de viabilidade financeira como principal inibidor para a adoção dessa tecnologia.
Já nos demais países, o orçamento é o maior impeditivo para 45% dos entrevistados. Em segundo lugar, aparece a cultura organizacional, que foi apontada por 33% dos executivos brasileiros e por 37% dos países hispânicos como principal barreira para as iniciativas de internet das coisas.
“Ao longo do desenvolvimento desta edição do estudo, fomos consolidando uma visão de que a tecnologia tem o potencial para transformar e resolver problemas e desafios dos mais diversos setores do mercado. Passamos pela fase de provar que IoT funciona e estamos agora no momento de mostrar os resultados reais da tecnologia”, diz Yassuki Takano, diretor de consulting services na Logicalis.
Para ele, há perspectivas positivas com a amplificação e a aceleração da digitalização. “Se as tendências de investimento e captura de benefícios com as soluções se mantiverem, será questão de tempo para que vejamos dados ainda mais impactantes nas próximas edições do IoT Snapshot”.
Em sua quinta edição, o estudo IoT Snapshot investigou o mercado latino-americano para traçar um retrato da maturidade em relação à adoção de soluções de Internet das coisas.
Entre agosto e setembro de 2021, foram realizadas entrevistas com 255 executivos do Brasil (133), Colômbia (40), México (29), Argentina (23) e Chile (30). Além disso, outros 10 executivos de diversos segmentos foram entrevistados em profundidade, em uma abordagem qualitativa.