Mato Grosso investe em plataformas de transformação digital
Redação, Infra News Telecom
O processo de transformação digital que está sendo implantado no estado de Mato Grosso já trouxe resultados práticos para os cidadãos. Na Sefaz – Secretaria da Fazenda, por exemplo, o uso de novas tecnologias reduziu o tempo de atendimento ao contribuinte em 56%, o que representa uma queda de 9 para 4 minutos no tempo total para uma pessoa ser atendida.
O secretário adjunto da Sefaz-MT, Kleber Santos, conta que antes o atendente da secretaria dispunha de uma imensa variedade de sistemas, de difícil visualização e disposição. Eram 324 módulos de mais de 800 serviços prestados, visualizados em telas separadas e que demandavam muito tempo para realizar qualquer tipo de procedimento. A unificação e a integração de sistemas permitiram ao servidor usar apenas uma única tela para ter acesso a todos os serviços.
Outra mudança veio com a implantação do Portal do Cidadão “Sefaz Para Você”. Com ele, os três milhões de usuários da secretaria podem, apenas com o CPF, ter uma visão completa dos seus débitos e obrigações com a Fazenda Estadual. No portal também é possível emitir extratos e guias de IPVA e consultar documentos públicos. “Com login e senha, e apenas um clique, os cidadãos tem à disposição serviços com autenticação por certificação digital. O portal tem padronização de atendimento, com geração de histórico das demandas e controle sobre relatório”, completa Santos.
Além da unificação de acessos pelos canais digitais, a transformação digital do estado deve evoluir para o uso de robôs, tanto em chamadas pelo call center como pelos serviços via Internet. A próxima etapa, ainda para 2019, é usar um chatbot, alimentado em regime de aprendizado de máquina, para atender às demandas repetitivas.
A modernização e digitalização do governo de Mato Grosso faz parte de um amplo pacote financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, no programa Profisco, que incentiva projetos de melhorias da administração, receitas e gestões fiscal, financeira e patrimonial dos estados.
O estado utiliza a ferramenta de gestão de relação com clientes da brasiliense Central IT, além da plataforma para inclusão digital dos cidadãos CITSmart.
De acordo com Santos, a mudanças tecnológicas serão expandidas para todo o governo. “Já solicitamos para a Central IT a integração de novos processos, que irão incluir outras duas secretarias, criando um acesso 360º de todos os serviços por meio do autoatendimento Portal do Cidadão”.
Ele explica que o objetivo é oferecer ao cidadão uma visão geral de todo o relacionamento com o estado. “Até o fim deste ano, pretendemos ativar o robô da ferramenta. Já em 2020, devemos realizar a integração de diferentes sistemas. O contrato da Central IT com o governo de Mato Grosso visa auxiliar o estado na sua transformação digital, tornando-o referência no quesito inovação e integração de fluxos de trabalho de forma automatizada”.