Mentor – Um apoio para sua carreira
Edgar Amorim, Facilitador DiSC e coach executivo, da Amorizar Pessoas
Em geral, somos levados a acreditar que nosso desenvolvimento profissional é uma atividade solitária, que envolve treinamentos, leituras e práticas. Para as competências técnicas (hard skills) até que funciona bem, porém para o desenvolvimento de competências socioemocionais (soft skills) pode ser muito difícil atuar como “lobo solitário”.
Mesmo para as competências técnicas, também pode haver dificuldade na hora de escolher quais habilidades devem ser desenvolvidas. Podem existir dúvidas por onde começar, qual trilha de aprendizado seguir, qual certificação optar ou até qual modalidade de aprendizado ou escola escolher.
Selecionar um objetivo para o desenvolvimento profissional dentre tantas opções disponíveis, e ainda depois definir um caminho para chegar lá, é muito desafiador. Tudo isso gera ansiedade, incerteza, medo, angustia e tanto mais. Todas essas emoções sabotam nossa mente e trazem dificuldades para a tomada de decisão. A vontade de acertar é enorme, mas o medo de fazer uma escolha inadequada ou de gerar consequências imprevisíveis traz confusão e incertezas à nossa mente – o que muitas vezes a paralisa.
Nessas situações, em geral, gostaríamos de ter alguém com quem pudéssemos conversar e até que nos aconselhasse. Seria tão bom conversar com alguém que já tivesse passado pela mesma experiência, que tivesse trilhado os caminhos do desenvolvimento almejado. Pois bem, esse “alguém” é um Mentor e você pode ter um. O esforço individual é a essência do desenvolvimento profissional, porém você não precisa estar sozinho nesta caminhada.
Sabemos que para o caso de traumas podemos contar com psicólogos para auxiliar a nos liberar deles. Também sabemos que o profissional Coach é uma excelente opção para nos acompanhar rumo a uma meta muito almejada. Esses profissionais utilizam técnicas muito específicas para conduzir seus processos – por exemplo, psicanálise e coaching, respectivamente. Já o Mentor irá utilizar da experiência obtida ao longo de sua vida profissional para propor ao indivíduo reflexões e ações que podem reduzir caminhos.
O Mentor será seu grande conselheiro, que o fará ver situações pelas quais você ainda não vivenciou. O papel do Mentor é ouvir suas dúvidas, angústias e desejos para oferecer reflexões e conselhos que permitam tomar decisões mais assertivas e com um menor risco.
E como escolher um Mentor? Lembra daquele profissional que você admira tanto? Ele é um Mentor em potencial. Converse com ele, fale das suas dúvidas, sobre que caminhos seguir. Ele vai lhe contar histórias de vida que o farão experienciar uma escolha sem ter vivido ela ainda. Isso traz mais segurança no momento da tomada de decisão do rumo a seguir.
Ser Mentor é ajudar, aconselhar e fazer refletir também. Lembre-se, ter a companhia de alguém na sua jornada profissional é de grande ajuda. Você não precisa seguir sozinho.
Pense bem nisso, tenha um Mentor e Sucesso na sua carreira!
É instrutor certificado Everything DiSC®️ formado pela Wiley Publishing, nos EUA, Coach Executivo e analista comportamental pela Sociedade Latino Americana de Coaching, associada da International Association of Coaching (IAC). Pós-graduado em sócio-psicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, MBA em Administração de Negócios pelo Instituto Mauá de Tecnologia e engenheiro eletrônico pela Faculdade de Engenharia São Paulo. Tem mais de 40 anos de experiência em organizações de vários portes, incluindo multinacionais, onde assumiu funções de operações e executivas.