Mercado cinza de wearables ganha força no Brasil, alerta IDC
Redação, Infra News Telecom
O estudo “IDC Tracker Brazil Wearables Q12021”, realizado pela IDC Brasil, alerta para o crescimento do mercado cinza de wearables no país. Segundo a pesquisa, no primeiro trimestre de 2021 foram vendidas 964.037 unidades de dispositivos vestíveis, entre fitbands e smartwatches e fones de ouvido truly wireless com alguma conexão com a Internet ou função inteligente. O resultado aponta uma alta de 28% e 19%, respectivamente, em relação ao mesmo período de 2020.
Considerando as duas categorias, a alta foi de 24,39% ano a ano. Mas, ao analisar as unidades vendidas nos mercados oficial e cinza, os números indicam que os werables falsificados ou sem nenhuma garantia legal estão ganhando força. Das 615.721 pulseiras e relógios inteligentes, mais da metade (397.936) foi adquirida no mercado cinza. Já no caso dos fones de ouvido, dos 348.316 dispositivos truly wireless comercializados no primeiro trimestre deste ano, 161.990 foram via grey market e 186.326 no mercado oficial.
“A penetração de dispositivos vestíveis no mercado cinza está tomando uma representatividade próxima ao tamanho do mercado oficial e isso é bem preocupante, tanto do ponto de vista da indústria, como do varejo legal e do usuário, pois não se trata apenas de comprar produtos que entraram no país ilegalmente. Principalmente na categoria de fitbands, há muitos produtos falsificados e de qualidade duvidosa, que comprometem a credibilidade da tecnologia e a segurança das informações dos usuários”, diz Renato Murari de Meireles, analista de pesquisa e consultoria em consumer devices da IDC Brasil.
O estudo também indica que o preço médio dos vestíveis caiu, basicamente por conta dos modelos mais básicos de fitbands e smartwatches. Segundo o analista da IDC, o preço dos relógios inteligentes ainda é salgado e, pela tecnologia envolvida, a tendência é que continue assim por um tempo, mas no caso das pulseiras e dos fones de ouvido espera-se maior erosão. “Temos visto várias iniciativas dos players, novos entrantes, maior competitividade e tudo isso facilita a popularização da categoria e, consequentemente, a queda de preços”, explica Meireles.
Nos três primeiros meses de 2021, o ticket médio das fitbands e smartwatches foi de R$ 1.269,37 no mercado oficial e de R$ 347,49 no grey market, e dos fones de ouvido truly wireless de R$ 867,38 e R$ 364,50, na mesma ordem.
Já a receita total do mercado de wearables (cinza + oficial) no primeiro trimestre de 2021 alcançou R$ 635 milhões, sendo R$ 415 milhões de fitbands e smartwatches e R$ 220 milhões de fones de ouvido sem fio e integrados a outros dispositivos.