Mercado de data centers cresce no Brasil
Simone Rodrigues, Editora da Infra News Telecom
O mercado de data centers no Brasil segue em expansão e deverá continuar num ritmo acelerado nos próximos anos à medida que novas tecnologias são adotadas. Um estudo da consultoria imobiliária JLL – Jones Lang LaSalle mostra que o total de MW – megawatts aumentou 628% entre 2013 e 2023, apenas na modalidade de co-location.
Denominada “Brazil Data Center Report”, a pesquisa indica que os data centers estão concentrados no estado de São Paulo, com uma forte atuação nas regiões de Campinas e Barueri, com 410 e 221 MW em operação, respectivamente. Também estão em construção mais 285 MW, em Campinas, e 64 MW, em Barueri, além de planejados outros 320 e 38 MW em cada localidade, respectivamente.
Na capital paulista são 39 MW em operação, 33 MW em construção e 30 MW planejados. Essas operações são menores, de 5 mil m² a 10 mil m². Isso acontece pela baixa disponibilidade de terrenos que atendem aos rigorosos critérios para implantação de data centers e pelo alto custo imobiliário.
Ainda segundo o estudo da JLL, o Rio de Janeiro tem ganhado destaque com novos projetos de data centers. Atualmente, são 76 MW em operação e 63 MW em construção. Os empreendimentos estão concentrados na Via Dutra e em São João do Meriti. No estado, ainda estão previstos 40 MW para 2025 em operações da CloudHQ, Equinix e Scala, com investimentos que devem ultrapassar a marca de R$ 2 bilhões.
“O Rio de Janeiro está se consolidando como o segundo principal estado do Brasil em data centers, atraindo todos os principais players que atuam no Brasil. Nos próximos anos, haverá novos produtos disponíveis e de qualidade. É uma região beneficiada, principalmente, pela questão energética”, avalia Bruno Porto, gerente de negócios imobiliários logísticos, industriais e data centers da JLL.
Fortaleza, CE, e Porto Alegre, RS, também estão na rota de novos aportes. As operações planejadas para os próximos anos incluem 20 MW, em Fortaleza, e 20 MW, em Porto Alegre. Hoje, as duas cidades têm 31 MW de capacidade, sendo 27 MW na capital cearense e 11 MW na capital gaúcha, além de 22 e 5 MW em construção, respectivamente.
Um artigo publicado nesta edição aborda as oportunidades e os desafios do mercado de data centers no país. O autor percorre temas que vão da adoção do 5G ao crescente uso da inteligência artificial, apresentando desafios e alternativas de sustentabilidade para melhorar a eficiência energética e diminuir as emissões de carbono desses ambientes. “Em um mundo cada vez mais consciente das questões ambientais, a necessidade de práticas sustentáveis na indústria de tecnologia se torna cada vez mais urgente. Os data centers, em particular, têm sido alvo de crescente preocupação devido ao seu impacto significativo nas emissões de carbono.”
Outros temas desta edição são inteligência artificial e código aberto, variância de Allan, infraestrutura de armazenamento em tempo real, carreira, segurança da informação, ESG nos provedores de Internet.
Simone Rodrigues é jornalista, com pós graduação em comunicação jornalística, além de especialização em mídias sociais. Tem 20 anos de vivência no mercado de infraestrutura e redes de telecomunicações. É fundadora da Infra News Telecom.