Mercado global de metaverso deve atingir US$ 800 bilhões até 2024
Redação, Infra News Telecom
Segundo pesquisa realizada pela Globant, empresa de negócios digitais, o mercado global de metaverso deve alcançar a marca de US$ 800 bilhões até 2024 e gerar 10 mil empregos em cinco anos. O relatório, denominado “Como o metaverso está empurrando as fronteiras digitais e reinventando nosso lugar no mundo físico”, foi realizado com 834 profissionais de tecnologia, sendo que 86,57% deles são da América do Sul.
“Embora esteja em um estágio inicial, o metaverso está desafiando as organizações a preparar seus negócios para este novo mundo. Ao mesmo tempo, à medida que trazem seus negócios para essa nova realidade, seus usuários continuam aprendendo a abraçar essa nova era”, diz Diego Tártara, diretor de tecnologia da Globant.
De acordo com a pesquisa, 26% dos entrevistados já participaram de uma experiência no metaverso e 76%, que tiveram essa experiência, a fizeram por meio de games ou entretenimento.
O relatório aponta que, em 2021, havia cerca de 3,24 bilhões de jogadores em todo o mundo, 40% da população mundial, representando quase 80% dos lucros de games digitais. Os games Fortnite e Roblox ganham popularidade ao expandir os limites de seus metaversos. Apresentando shows de artistas como Ariana Grande e DJ Marshmello, a indústria de games está levando o entretenimento para um novo patamar, chegando a ter 27 milhões de jogadores nestes eventos.
O estudo também mostra que 75% dos respondentes não acreditam que o metaverso seja voltado apenas para uma geração jovem e 69% acham que ele desempenha um papel crucial no trabalho remoto.
O relatório ainda detalha como o metaverso está impactando organizações e indústrias, da saúde ao comércio e da manufatura às finanças. Além disso, o documento indica que o metaverso quebrará as barreiras físicas e digitais ao ampliar a presença virtual das empresas e maximizar o engajamento com clientes e colaboradores, transformando, também, a forma como as pessoas se identificam em relação à nova cultura digital, a economia e o sistema de comércio eletrônico.
“O metaverso é a próxima evolução de nossas interações sociais. Muitas marcas já exploram o espaço e criam experiências inovadoras. Ainda assim, entendemos que as empresas precisam de uma visão integral de sua existência dentro do metaverso para obter sucesso”, diz Matías Rodríguez, vice-presidente de tecnologia do Metaverse Studio da Globant.
A pesquisa completa está disponível no link https://reports.globant.com/pt-br/sentinel-report/metaverso/.