Mercado global de NaaS deve ultrapassar US$ 150 bilhões até 2030
Redação, Infra News Telecom
De acordo com a ABI Research, empresa global de inteligência tecnológica, o mercado de NaaS – Network-as-a-service deve ultrapassar a marca US$ 150 bilhões até 2030.
“As telcos devem aproveitar a oportunidade para dominar o mercado de NaaS, pois a receita gerada pelo fornecimento de conectividade continuará a diminuir. No entanto, seus modelos de estratégia de investimento, negócios, operacionais e ‘go-to-market’ não estão prontos para fornecer uma solução NaaS competitiva”, diz Reece Hayden, analista de computação distribuída e de borda da ABI Research. “O mercado é imaturo e altamente fragmentado, mas a receita do setor de telecomunicações ultrapassará US$ 75 bilhões até 2030 se as operadoras agirem agora e transformarem tecnologia, cultura e estrutura para melhor se alinharem aos requisitos do NaaS.”
Atualmente, as empresas de telecomunicações enfrentam a concorrência de dois players importantes. Os provedores de interconexão construíram suas soluções ágeis desde o início, concentrando energia em virtualização e especialização de software. Ao mesmo tempo, os provedores de infraestrutura (por exemplo, AWS, GCP e Azure) continuam a oferecer soluções NaaS específicas para a nuvem. Mas, de acordo com Hayden, “as operadoras de telecomunicações permanecem na melhor posição para liderar o mercado, desde que reconheçam suas limitações de serviço/inovação, invistam/reestruturam com sucesso e concentrem suas mensagens adequadamente”.
As telecomunicações devem procurar transformar três áreas. Em primeiro lugar, as empresas de telecomunicações precisam virtualizar a infraestrutura de rede para fornecer serviços nativos da nuvem e continuar investindo fortemente para integrar a automação (AIOps) em todos os serviços de rede, incluindo o “slice-as-a-service 5G” e outros serviços de valor agregado que são críticos para a monetização.
Em segundo lugar, as operadoras de telecomunicações devem reestruturar os modelos operacionais e de negócios, visando a abertura e as parcerias em todo o setor e reduzir a fragmentação interna para impulsionar a continuidade dos serviços entre empresas.
Terceiro, é preciso desenvolver uma cultura de resolução de problemas e realinhar a estratégia de “go-to-market” para se posicionar melhor no mercado de NaaS. Isso envolve estratégias de vendas verticais e específicas de cada empresa e o estabelecimento de processos. Os executivos de telecomunicações devem se concentrar mais na prestação de serviços e na qualificação/requalificação de sua força de trabalho.
A adoção de NaaS crescerá rapidamente nos próximos oito anos. A ABI Research espera que até 2030, pouco menos de 90% das empresas terão migrado pelo menos 25% de sua infraestrutura de rede global para o modelo NaaS. “Para impulsionar as vendas de curto prazo, os fornecedores devem educar e adaptar sua estratégia de vendas para se concentrar nos primeiros adotantes (startups e PMEs) e verticais específicos”, recomenda Hayden.