Mercado Livre adota soluções da AWS baseadas em machine learning e analytics
Redação, Infra News Telecom
A gigante de e-commerce Mercado Livre adotou soluções de nuvem da AWS, baseadas em machine learning e analytics, para se transformar em uma empresa mais orientada a dados, além de melhorar a experiência dos usuários, acelerar o lançamento de novos serviços e apoiar sua expansão regional.
Como parte dessa mudança, a companhia está construindo o MeliLake, um data lake dentro do Amazon Simple Storage Service (Amazon S3), para ingerir dados de vendas, pagamentos, cumprimentos e transações de envio e disponibilizá-los para análise por equipes de toda a empresa. O MeliLake utiliza o Amazon EMR (serviço de big data em nuvem para processar grandes quantidades de dados usando ferramentas de código aberto) para facilitar o processamento e análise de mais de 25 terabytes de dados de transações todos os dias.
A empresa também aproveita ferramentas dos parceiros da AWS, Tableau e MicroStrategy para marcar, pesquisar, compartilhar, transformar e analisar automaticamente esses dados.
Além disso, o Mercado Livre aplica serviços de machine learning da AWS. A equipe de detecção de fraudes do Mercado Pago, plataforma responsável por pagamentos dentro do Mercado Livre, utiliza o Amazon Rekognition (serviço de análise de vídeo e imagem da AWS) como parte de seu processo de verificação de identidade para consumidores que desejam comprar via Mercado Livre, ajudando a minimizar qualquer tipo de fraude.
Para adaptar rapidamente seu conteúdo a uma região multicultural, onde a maioria dos clientes fala português ou espanhol, a companhia usa o Amazon Translate, serviço de machine learning da AWS para tradução altamente precisa de idiomas, capaz raduzir automaticamente títulos e descrições de produtos quando fornecedores de outros países carregam seus catálogos.
A infraestrutura fornecida pela AWS ainda inclui serviços de computação, armazenamento e banco de dados. Um exemplo é o Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2) para processar uma média de 464 visitas e 19 compras por segundo.