Mercado mundial de SD-WAN ultrapassará a marca de US$ 17 bilhões até 2025
Redação, Infra News Telecom
De acordo com uma pesquisa da Global Market Insights, empresa de consultoria de mercado, a receita mundial do segmento de SD-WAN deverá ultrapassar a marca de US$ 17 bilhões até 2025.
As companhias irão utilizar a tecnologia, principalmente, para diminuir os custos de manutenção com as infraestruturas legadas e de conectividade a acessos remotos. Outro fator que vai acelerar esse mercado é o aumento da adoção de plataformas baseadas em nuvem. A SD-WAN ajuda as empresas a conectarem usuários remotos e dispositivos diretamente à nuvem com segurança, além de reduzir as complexidades do gerenciamento da carga de trabalho e fornecer visibilidade de rede aprimorada.
A penetração de dispositivos de IoT – Internet das coisas em várias verticais de negócios, incluindo saúde, manufatura, telecomunicações e varejo, aumentou a complexidade das redes e os riscos de segurança. As soluções SD-WAN podem resolver as complexidades da infraestrutura de IoT e também melhorar a visibilidade da rede para gerenciar dispositivos conectados, reduzindo os riscos de segurança.
Outro fator será a IA – inteligência artificial. Os algoritmos de aprendizado de máquina são utilizados para otimização de WAN, permitindo que os administradores de rede analisem o tráfego da WAN e o redirecione automaticamente para as conexões selecionadas.
Ainda segundo a pesquisa, em 2018 os appliances tiveram uma participação de 75% do mercado de SD-WAN. A escolha por esses dispositivos se deve ao fato de eles contarem com funcionalidades embutidas de firewall, roteamento dinâmico de caminhos e otimização de WAN, além de segurança.
Espera-se que os serviços gerenciados de redes SD-WAN registrem uma CAGR – taxa de crescimento anual composta de mais de 65% entre 2019 e 2025. A demanda por esses serviços deve acelerar à medida que as organizações terceirizam a implementação de suas infraestruturas de WAN para provedores de serviços gerenciados para reduzir as complexidades associadas à implantação de WANs.
O mercado de manufatura deverá apresentar a maior taxa de crescimento, mais de 60% de 2019 a 2025, devido à crescente popularidade das plataformas de IoT. Como os sensores e dispositivos inteligentes são amplamente utilizados em instalações de manufatura, essas empresas exigirão soluções de visibilidade de rede para o gerenciamento desses dispositivos. Nesse sentido, as soluções SD-WAN simplificam o gerenciamento de rede e priorizam o tráfego para garantir que os aplicativos essenciais aos negócios obtenham a conexão necessária.
SD-WAN terá maior penetração na região Ásia-Pacífico
A tecnologia SD-WAN terá uma maior penetração na região Ásia-Pacífico, com um crescimento de mais de 61% até 2025. Esse percentual será impulsionado pela crescente adoção de infraestrutura baseada em nuvem. Outro fator que acelera o crescimento do mercado na região é a adoção de tecnologias de virtualização de rede para reduzir os custos operacionais e aprimorar a automação de redes. Por exemplo, em dezembro de 2017, a China Telecom selecionou a ZTE para um projeto SDN – redes definidas por software com recursos baseados em nuvem. A ZTE forneceu à operadora uma solução completa de SDN para suportar a necessidade de implantação automática de recursos e interconexão, ao mesmo tempo em que gerenciava os custos de construção.
Os players que operam nesse mercado buscam inovações de produtos para desenvolver novas ofertas para atender às crescentes necessidades das redes corporativas. Em setembro de 2017, a Huawei lançou sua solução SD-WAN e uma série de sistemas de gateway de computação universal para fornecer às empresas uma interconexão sob demanda entre várias filiais e a nuvem. Em agosto de 2018, a Cisco e a Sify Technologies lançaram o serviço SD-WAN gerenciado e seguro, construído na plataforma Cisco SD-WAN para empresas indianas.
Os provedores de serviços oferecem flexibilidade aos clientes para fazer uma transição simples das redes existentes para uma plataforma SD-WAN totalmente segura. Algumas empresas estão se concentrando em aquisições estratégicas para expandir as suas capacidades com o objetivo de ganharem mais participação de mercado. Entre os principais players do mercado SD-WAN estão a Aryaka, Barracuda Networks, Berkshire Partners LLC (Masergy Communications), Cato Networks, Cisco, Citrix, CloudGenix, Ecessa Corporation, Elfiq Networks, FatPipe Networks, Huawei, Infovista, Nuage Networks (Nokia), Oracle, Peplink, Riverbed, Silver Peak, Versa Networks, VMware e ZTE.