Mercedes-Benz usa solução hiperconvergente da Nutanix
Redação, Infra News Telecom
Com a mensagem de simplificar a infraestrutura de data centers ao unificar nuvens públicas, privadas e distribuídas num único painel de gestão e que podem ser executadas em qualquer hardware, a Nutanix conquista cada vez mais espaço no mercado de cloud corporativa. A empresa tem mais de 13 mil clientes em todo o mundo de várias verticais de negócios. “Oferecemos uma plataforma de infraestrutura hiperconvergente distribuída em clusters formados por nós, fornecendo serviços de armazenamento, virtualização e rede para qualquer workload, inclusive os baseados em contêiner”, diz Leonel Oliveira, gerente geral da Nutanix Brasil.
Um dos seus clientes no país é a Mercedes-Benz. A companhia utiliza o software de nuvem corporativa da Nutanix em ambientes de criação, produção e orquestração.
Aníbal Ulisses Coral, arquiteto de infraestrutura de TI da Mercedes-Benz, explica que a arquitetura é formada por nove nós, divididos em três clusters para atender os seus dois data centers, localizados em São Bernardo do Campo, SP. “Com isso garantimos total redundância das operações”, completa.
Segundo ele, a solução trouxe mais agilidade e performance para o provisionamento do ambiente de TI. “Atualizações que demoravam seis horas para serem executadas, agora são feitas em 30 minutos. A instalação de uma aplicação Linux, por exemplo, leva cinco minutos, no ambiente legado são 25 minutos”, comemora Coral.
O tempo de instalação de uma máquina virtual foi reduzido em 75% e a reinicialização de servidores é realizada em até três segundos. Com a solução da Nutanix, a Mercedes-Benz também iniciou o processo de DevOps. A ação começou no segundo semestre de 2018, migrando todos os códigos-fontes para dentro de um outro servidor. “Já temos 15 a 20 projetos em DevOps. Como a plataforma permite uma fácil operação e tem uma interface amigável, conseguimos realocar pessoas para outros processos de inovação”, diz Coral.
Uma outra questão levantada por ele é o espaço utilizado no data center. “Hoje temos 40 racks nos data centers. Se decidirmos utilizar Nutanix em toda a infraestrutura é possível consolidar a operação em um ou dois racks”, diz o executivo, acrescentando que a empresa tem planos de ampliar a parceria com a Nutanix.
Um outro cliente é o Grupo Educacional Bom Jesus, com mais de 35 unidades, entre colégios e universidades, que atendem mais 45 mil alunos em todo o país. Fundado há 123 anos, o grupo investe em tecnologias disruptivas e inovadoras. Segundo Marcelo Augusto Gonçalvez Bardi, gerente de tecnologia da informação e gestão de processos, 100% da infraestrutura da companhia é virtualizada e até o final deste ano todo o ambiente de data center será migrado para a plataforma de nuvem corporativa da Nutanix. “Foi um processo feito em etapas que iniciamos em 2017, respeitando os pilares de tecnologia da informação, pessoas e processos”, finaliza Bardi.