Metasix apresenta plataforma de atendimento unificada para pequenos municípios
Redação, Infra News Telecom
As soluções de tecnologia da informação são essênciais para melhorar a gestão pública e as estratégias de governança. Mas, os altos investimentos necessários para a aquisição e implantação de ferramentas digitais, muitas vezes, barram os planos de cidades inteligentes dos pequenos municípios.
Atenta a esta questão, a Metasix, empresa especializada em soluções de atendimento, apresentou uma versão otimizada da sua central de atendimento unificada desenhada para atender pequenas prefeituras com baixo orçamento de TI e população de até 120 mil habitantes.
O objetivo é apoiar os municípios menores, com poucos recursos de informática, a oferecer atendimento eletrônico por meio de interfaces inteligentes, com ou sem o auxílio de robôs (bots) para praticamente todos os tipos de serviços, incluindo consultas de informação sobre serviços por parte dos cidadãos, solicitações de reparos urbanos, reclamações, pedidos de poda de árvore, acesso a postos de saúde e informações sobre transporte público, turísticas ou escolares.
Com investimento de R$ 14,9 mil ao ano, os municípios podem integrar até 10 serviços pelo sistema CUBE Metasix, uma plataforma “omnichannel” que viabiliza o atendimento ao cidadão por meio de todos os canais disponíveis no município. Isso inclui serviços de atendimento e autosserviço via portal, smartphones, praça de atendimento, e-mail, redes sociais e aplicativos de mensagem.
De acordo com Cleiton Jorge, diretor de operações da Metasix, a criação do novo programa comercial para pequenos municípios faz parte da estratégia da empresa de tornar a plataforma CUBE um padrão para a automação, aproveitando a experiência em aplicativos de atendimento e autoatendimento que a Metasix implantou em grandes e médias prefeituras.
“Nossa plataforma já responde por 47,6 milhões de atendimentos anuais via aplicativos e demais canais, que vão desde a orientação sobre programas de vacinação a matrículas escolares e solicitações de serviço”, afirma Cleiton.
Segundo ele, a característica modular da plataforma possibilita que o município integre a estrutura existente, sem a necessidade de maiores investimentos em TI, com engajamento imediato do cidadão e redução dos atendimentos presenciais.
A plataforma CUBE oferece ainda recursos como a interligação dos serviços a bases de dados do município, facilitando não só o atendimento eletrônico, mas também o acompanhamento das requisições do cidadão via computador ou dispositivo móvel.
“Com a nossa nova oferta levamos uma resposta prática e viável para a nova geração de gestores”, conclui o executivo.