Microdutos para construção de redes ópticas à prova de futuro
Conteúdo oferecido por Dura-Line, fabricante de Dutos e MicroDutos para redes de telecomunicações
Com a expansão das redes ópticas pelo país e a saturação dos espaços físicos, principalmente nas grandes metrópoles, a microtecnologia ganhou destaque e se tornou parte importante da construção de infraestruturas de alto desempenho e “à prova de futuro”.
Suas vantagens passam pela redução de custos de instalação e o aumento de produtividade. Uma outra questão é o seu menor impacto nas cidades, já que execução da obra chega a ser até 15 vezes mais rápida do que no modelo tradicional, dependendo do local.
Paulo Fogetti, Managing Director da Dura-Line LATAM, explica que os microcabos ópticos, microdutos e microvalas são o tripé dessa tecnologia. Os microcabos são instalados por sopramento em microdutos, que possibilitam a abertura de microvalas com, normalmente, dois a quatro centímetros de largura. “Numa instalação convencional as valas têm, em média, 40 a 60 centímetros de largura. Com a microtecnologia é possível diminuir o custo total da obra em até 30% se comparado com a execução tradicional.”
A chegada do 5G também deve dar impulso para esse mercado. Isso porque as operadoras e ISPs – provedores de serviços de Internet vão precisar ampliar e melhorar a infraestrutura de rede óptica passiva para garantir a qualidade da conectividade das antenas e células 5G. “A microtecnologia será protagonista nesse cenário. Estamos aguardando um grande salto na construção de redes ópticas pelo país. Já temos o exemplo dos EUA, onde a Dura-Line tem cerca de 80% de market share. Empresas como a Verizon e a AT&T estão investindo pesado suas redes para o 5G e acreditamos que no Brasil isso não vai ser diferente”, acrescenta o executivo.
Segundo ele, um dos principais desafios para a microtecnologia ganhar escala no país é a formação de mão de obra qualificada. “A Dura-Line vem apoiando a capacitação profissional, com suporte técnico e treinamentos aos nossos clientes. Ainda este ano vamos lançar no Brasil a Dura-Line Academy, uma plataforma digital com cursos gratuitos sobre microtecnologia.”
Múltiplas vias
A Dura-Line fabrica uma ampla linha de Dutos e MicroDutos para telecomunicações. Um dos destaques é a família de MicroDutos “FuturePath” (caminho do futuro), que agrupa numa única solução vários microdutos permitindo a instalação de múltiplas vias, sem a necessidade de nenhuma ferramenta ou equipamento especial. “O FuturePath otimiza ainda mais a obra e a prepara para o futuro, permitindo até o compartilhamento de redes de maneira estruturada”, resume Fogetti.
Para aplicação em redes subterrâneas, o portfólio inclui os modelos “FuturePath” e “FuturePath Flex”. O primeiro pode ser instalado como um duto tradicional (vala aberta, perfuração direcionada, arado ou puxado para dentro de um duto existente). Está disponível nas configurações de sete, quatro, ou duas vias.
Já o “FuturePath Flex” é fornecido nas configurações de sete e quatro vias. Sua forma plana permite a instalação em MicroValas, cortes de serra, aplicações diretamente enterradas ou perfuradas horizontalmente.
Redes aéreas
A linha “FuturePath” também conta com os modelos “FuturePath Figura-8” e “FuturePath Aéreo” para instalações em redes aéreas, ajudando às operadoras e provedores de Internet a organizarem suas redes ópticas, diante do emaranhado de fios e cabos instalados nos postes.
A família, com múltiplas vias para múltiplos cabos, usa apenas um ponto de fixação no poste. “Assim, num mesmo ponto de fixação é possível ter até sete cabos instalados”, acrescenta Fogetti.
Fornecido com sete ou quatro vias, o “FuturePath Aéreo” é indicado para ser espinado em uma cordoalha já existente. O produto possui estrias externas para agarrar facilmente o fio de espinagem. Já “FuturePath Figura-8” tem uma cordoalha integrada para a fixação no poste e é está disponível em configurações com sete ou quatro vias.
Todos os produtos da companhia contam com um lubrificante permanente, com tecnologia patenteada, capaz de reduzir o coeficiente de atrito no lançamento dos microcabos ópticos. Isso garante mais qualidade para a obra, principalmente, em lances maiores de um a três quilômetros de distância. Os produtos são fabricados com polietileno virgem, garantindo a estabilidade e qualidade da rede.
Completando 50 anos de atuação, a Dura-Line conta com uma fábrica em Sumaré, interior de São Paulo, além de todo o suporte técnico e comercial local.
Dura-Line – www.duraline-latam.com/pt-br/
E-mail: comercial.brasil@duraline.com