Microsoft e MEC firmam acordo para oferecer Office 365 e Teams gratuitamente
Redação, Infra News Telecom
A Microsoft e o MEC – Ministério da Educação firmaram um acordo de cooperação para oferecer o “Office 365 Educacional” (versão A1), que inclui o Teams, para todas as secretarias municipais, estaduais, institutos e universidades federais. O objetivo é garantir que todos os alunos e professores do setor público do país, estimados em mais de 38 milhões de brasileiros, tenham acesso à plataforma gratuitamente, oferecendo diversos recursos para o processo de ensino-aprendizagem mediado por tecnologia, incluindo a possibilidade de ensino híbrido, reflexo do novo cenário educacional após a pandemia de Covid-19.
O “Office 365 Educacional A1” é gratuito e funciona na nuvem, possibilitando um ambiente de aprendizagem on-line, colaborativo e que pode ser realizado em qualquer lugar e em diferentes dispositivos. Ele auxiliará na transformação digital das mais de 130 mil escolas públicas espalhadas pelo território brasileiro, servindo de apoio para as instituições adequarem a ferramenta à realidade do estudante, além de aprimorar e fortalecer a prática pedagógica inclusiva.
“Com este acordo vamos beneficiar instituições de ensino e estudantes de todo o país com acesso a plataformas e softwares como Word, Excel, PowerPoint, OneNote e Outlook, que já se tornaram exigências no mercado de trabalho. Somadas ao Microsoft Teams, que é utilizado por milhões de estudantes e professores no Brasil e em diversas outras regiões do mundo, será possível criar um ambiente colaborativo para o desenvolvimento de aulas no formato remoto ou híbrido e estimular o trabalho em grupo entre os estudantes”, afirma Alessandra Karine, vice-presidente de vendas do setor público, saúde e educação da Microsoft Brasil.
A parceria também impulsionará a implementação das ações do Piec – Programa de Inovação Educação Conectada, do MEC, que tem o objetivo de apoiar a universalização do acesso à Internet de alta velocidade, por via terrestre e satelital, e fomentar o uso de tecnologia digital na Educação Básica.