Microsoft e Oracle anunciam interconexão entre nuvens no Brasil
Redação, Infra News Telecom
A Microsoft e a Oracle ampliaram a parceria global com a interconexão entre seus serviços de nuvem no Brasil, Azure e Oracle Cloud Infrastructure (OCI). Localizada em Vinhedo, SP, esta é a oitava região de interconexão entre os serviços de nuvens desde o anúncio da aliança entre as empresas em 2019.
A parceria permitirá aos clientes migrar operações e executar cargas de trabalho com baixa latência, além de possibilitar a implementação de estratégias multicloud. Também será possível otimizar a migração e a criação de aplicativos por meio de uma ampla oferta de recursos e ferramentas. Os clientes ainda contarão com suporte colaborativo, incluindo consultoria e atendimento de ambas as empresas.
“Com a solução de interconexão, os clientes Microsoft e Oracle podem se beneficiar de um ambiente multicloud com baixíssima latência, comunicação segura, privada e sem custos adicionais de transferência de dados. Isso permite aos nossos clientes distribuir seus workloads aproveitando o melhor de cada provedor”, acrescenta Marcos Pupo, vice-presidente sênior tech cloud, da Oracle América Latina.
De acordo com Mariana Hatsumura, diretora de Azure na Microsoft Brasil, a interconexão deve acelerar a inovação no país, permitindo, por exemplo, entregar aos clientes uma migração de aplicativos sem a necessidade de redesenhar soluções ou comprometimento de desempenho. “Isso faz com que o processo seja mais rápido e as equipes possam se desprender de atividades triviais para desenvolver novas tecnologias que vão impactar o futuro da sua empresa e de seu setor”, comenta.
O Brasil se une a outros seis países já contemplados pelo serviço: Inglaterra, Holanda, Alemanha, EUA, Canadá, Japão. As duas empresas pretendem investir em novas regiões de interconexão.
A TIM já será beneficiada pela parceria. Em março deste ano, a operadora anunciou a migração de 100% de sua infraestrutura em nuvem para um ambiente multicloud. O objetivo é iniciar uma jornada de digitalização que vai beneficiar processos de atendimento ao cliente, operações internas, faturamento, arrecadação e gestão de plataformas. Ainda, em curso, a migração deverá ser realizada pelos próximos dois anos.