Mob Telecom adquire transponders de 800 Gbps da Padtec
Redação, Infra News Telecom
A Mob Telecom, operadora brasileira de serviços de telecomunicações, adquiriu transponders de 800 Gb/s da Padtec para iluminar o trecho do CDC – Cinturão Digital do Ceará entre Fortaleza e o município de Juazeiro do Norte.
Responsável pela conexão de Internet fixa de quase metade da população do Ceará, o Cinturão Digital conta mais de 14 mil quilômetros de fibra óptica, que conecta 180 municípios do Estado. Dados divulgados pela Etice – Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará indicam que o consumo de banda larga no Cinturão Digital cresceu 200% em 2020, entre janeiro e julho, em comparação a igual período de 2019.
Segundo Morgana Jacomini, diretora de engenharia da MOB Telecom, o isolamento social, causado pela pandemia da Covid-19, impulsionou um aumento de tráfego em todas as regiões do Ceará. “Registramos um aumento de mais de 40% no volume de dados transmitidos em nossas redes, desde a segunda quinzena de março do ano passado”.
Parte da rede DWDM de alta capacidade do Cinturão Digital do Ceará está dimensionada para receber até 40 canais de 100 Gbps, e a rota já estava perto de atingir sua capacidade máxima de transmissão. O uso dos transponders da Padtec, com taxas de transmissão de 200 Gbps por canal óptico, permitiu uma economia no uso de canais disponíveis no sistema e, ainda, dispensou a necessidade de regeneração do sinal ao longo da rota, contribuindo para a redução de custos de implantação e de manutenção de estações no sistema óptico de longa distância da operadora.
A infraestrutura de fibra óptica do CDC é operada pelo consórcio BWM, formado pela Brisanet, Wirelink e Mob Telecom.