MOB Telecom conta com 10 mil km de rede óptica
Redação, Infra News Telecom
A MOB Telecom, provedora de serviços de telecomunicações, de Fortaleza, CE, conta com uma rede de fibra óptica com 10 mil quilômetros de extensão. A planta cobre todos os estados da região Nordeste e algumas das principais áreas metropolitanas do Sudeste.
“Aproveitando os benefícios do hub de telecomunicações do Ceará, planejamos aumentar consideravelmente o número de clientes nos próximos anos, no Nordeste e em cidades como São Paulo, Brasília, Goiânia e Rio de Janeiro. No ano passado, inauguramos escritórios em São Paulo e Brasília para atender o mercado corporativo com serviços de data center, hosting, telecomunicações e links de Internet de alta performance”, completa Salim Bayde, CEO da MOB Telecom.
A malha óptica da empresa opera com equipamentos DWDM da Padtec. As rotas mais recentes, do Maranhão ao norte de Pernambuco, utilizam transponders duais de 100 e 200 Gbps e amplificadores ópticos. No total, são mais de 2 mil quilômetros com terminações em seis estados do Nordeste: Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.
Segundo Argemiro Sousa, diretor de negócios da Padtec, os sistemas ópticos DWDM são a melhor solução para os provedores de serviços de Internet atenderem às principais demandas de suas redes de comunicação: com altíssima capacidade de transmissão, disponibilidade e flexibilidade para rápida expansão. “Os provedores de Internet já representam mais de 45% do mercado nacional de banda larga fixa, segundo a Anatel. A nossa linha de plataformas ópticas contribuem para o uso mais eficiente da rede”, garante.