Movistar habilita rede baseada em OpenRAN na Argentina
Redação, Infra News Telecom
A operadora de telefonia móvel argentina Movistar, que faz parte do grupo espanhol Telefónica, colocou em funcionamento a primeira rede de comunicação móvel da América do Sul baseada em tecnologia OpenRAN.
A infraestrutura cobre 81 mil habitantes na cidade de Puerto Madryn, em Chubut, na Argentina. A IBM liderou a integração dos sistemas, reunindo componentes de múltiplos provedores de software e hardware, incluindo Altiostar, QCT, Gigatera e Kontron, pré-integrando a solução e permitindo uma implementação de ponta a ponta.
“Estamos experimentando o futuro das redes móveis com a tecnologia OpenRAN. Para a Movistar é essencial evoluir a arquitetura de rede para um modelo aberto de Telco Cloud baseado em um ecossistema aberto de provedores, que permite gerar uma base sólida para desenvolver, no futuro, a implantação do 5G e, por sua vez, incorporar serviços inovadores de pequenas empresas que podem utilizar a maior acessibilidade de uma tecnologia aberta”, comentou Adrian Di Meo, diretor de tecnologia da Movistar.
Para Roberto Alexander, gerente geral da IBM Argentina, operadores de telecomunicações estão vivenciando uma nova era de inovação: a de tecnologias emergentes, como OpenRAN, e um foco aberto é chave para acelerar esta transformação digital em toda a indústria. “A tecnologia de nuvem e as melhores capacidades de integração de sistemas de sua classe se alinham com as necessidades de escolha e a flexibilidade da indústria à medida que os operadores móveis adotam o Open RAN”.
Segundo ele, a IBM tem ajudado a Movistar a implementar uma solução de classe mundial, aberta, escalável e segura, com o objetivo de “acelerar ainda mais a forma como captura o enorme valor de mercado do OpenRAN, não só na Argentina, mas em toda a região, no futuro”.
A OpenRAN é uma tecnologia de rede de acesso de rádio aberta, que converte a rede de rádio em um ambiente de nuvem aberta na qual múltiplos provedores podem coexistir, para gerar uma rede de serviço melhor e mais eficiente. Com a OpenRAN os operadores podem adicionar inteligência, adaptar o software a diferentes serviços e automatizar as operações.