Mudança de hábitos
Edgar Amorim, facilitador DiSC e coach executivo, da Amorizar Pessoas
Mudar um hábito é uma tarefa muito difícil. É preciso uma grande força de vontade e um propósito claro e forte, que nos faça ter motivação para aplicar a energia necessária para enfrentar as dificuldades de criar um “novo jeito de agir”.
A recompensa vem quando o novo hábito passa para o “modo automático” e aí não é preciso esforço para agir da nova forma. Para economizar energia nossa mente coloca as atividades que se repetem frequentemente no “modo automático”, por isso, para adquirir um novo hábito é preciso fazer um esforço “consciente” muito grande para que ele passe a fazer parte do nosso repertório.
A parte boa é que todas as pessoas têm essa capacidade. A parte difícil é conseguir a motivação para a mudança ou criação do novo hábito. Para tanto, é preciso ter claro o objetivo do novo hábito, sua importância na carreira ou na vida e que ele esteja alinhado com seus valores e necessidades. Um bom exemplo é o hábito de dirigir veículos. Ninguém nasce sabendo e muitas pessoas desejam essa habilidade, que propicia o hábito de dirigir. Para muitas pessoas a autonomia para locomoção rápida é de grande valor – e muitas vezes uma necessidade, para o trabalho por exemplo.
Essa clareza de objetivo traz a necessária motivação para enfrentar as dificuldades de aprender a dirigir para a conquista da carteira de habilitação. O prêmio vem depois de algum tempo, quando a pessoa nem lembra os movimentos que faz para dirigir, pois o novo hábito entrou no “modo automático”.
Junto à motivação é essencial a disciplina, que alguns dizem que é mais importante que a motivação. Ela está ligada a ação – fazer o que é necessário continuamente, o que também pode ser muito difícil. O consultor Pedro Mandelli, professor da Dom Cabral, criou uma ferramenta para auxiliar nos processos de mudança e criação de hábitos – e por consequência novas competências. Na ferramenta é solicitado à pessoa que escolha um “padrinho”, que ficará encarregado de cobrar a disciplina necessária para executar o novo hábito. Assim a pessoa, além de sua própria motivação, terá um indivíduo, motivador externo, para cobrá-la.
Recentemente passei a usar o App “Duolingo” e percebi que ele pode ser uma opção muito interessante nessa jornada da disciplina, que substitui o “padrinho”.
Para quem não conhece, o Duolingo é um App para aprendizado de idiomas. Ele é muito fácil de usar e possui uma versão gratuita. Ele funciona como um game, onde você tem missões e ganha cristais e vidas para ir utilizando ao longo das aulas. Você pode escolher vários idiomas ao mesmo tempo – mas um só já dá bastante trabalho. Nele, você aprende a ler, escrever, ouvir e falar. E o que mais chamou minha atenção é o desafio da prática diária – a tal da disciplina. Ele não exige muito tempo, mas é preciso praticar todos os dias, senão pontos e classificação são perdidos. Se você pratica diariamente vai ganhando posições e prêmios – muitas vezes um elogio, que pode parecer pouco, mas demonstra o quanto a pessoa está sendo disciplinada.
E é aí que esse App se torna uma ferramenta importante na criação da disciplina – que pode levar a um novo hábito, além do aprendizado de um novo idioma. Um App bastante simples, mas muito poderoso e que vai muito além do aprendizado de um novo idioma – ele cobra a disciplina. E é a disciplina que vai contribuir para você conquistar novos hábitos, que lhe permitirá construir novas competências – um dos itens essenciais para uma carreira de sucesso. Vale mencionar, que ao longo do uso você vai perceber o “modo automático” de nossa mente, pois após a dificuldade inicial com as palavras do novo idioma, e da raiva em perder cristais e vidas, você vai perceber que sua mente começará a funcionar no “modo automático” e a compreensão das palavras será instantânea. Isso tudo será uma experiência prática das conquistas que a disciplina pode trazer no desenvolvimento de um novo hábito, e consequentemente uma nova habilidade ou competência.
Agora é com você: Quando vai utilizar o App? Com a prática da disciplina, em qual outro objetivo de carreira você vai aplicá-la?
Sucesso!
É instrutor certificado Everything DiSC®️ formado pela Wiley Publishing, nos EUA, Coach Executivo e analista comportamental pela Sociedade Latino Americana de Coaching, associada da International Association of Coaching (IAC). Pós-graduado em sócio-psicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, MBA em Administração de Negócios pelo Instituto Mauá de Tecnologia e engenheiro eletrônico pela Faculdade de Engenharia São Paulo. Tem mais de 40 anos de experiência em organizações de vários portes, incluindo multinacionais, onde assumiu funções de operações e executivas.