NIC.br desenvolve ferramenta que avalia conexão de Internet na saúde pública
Redação, Infra News Telecom
Para ajudar gestores da área de saúde pública a terem uma fotografia da realidade e na tomada de decisões sobre o desempenho das conexões de Internet em estabelecimentos públicos do país, o NIC.br – Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR desenvolveu, a partir de um acordo de cooperação com o Conasens – Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, a plataforma “Conectividade na Saúde”, que é alimentada com dados do Simet – Sistema de Medições do Tráfico de Internet.
“Em linhas gerais, é uma iniciativa que estimula a instalação gratuita de medidores Simet em todos os estabelecimentos públicos de saúde do país. Nessa primeira etapa, a prioridade é focar naqueles que trabalham com atenção primária, caso das UBS – Unidades Básicas de Saúde. O NIC.br disponibilizará um painel em que todas as medições estarão abertas ao público. Quanto maior a adesão, mais informações provenientes das aferições abastecerão o site”, explica Cristiane Millan, analista de projetos do NIC.br, acrescentando que o critério para instalar o medidor é ser inscrito no CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.
“Ao digitar o código CNES na ferramenta, o gestor, caso tenha feito a instalação do Simet, terá acesso aos resultados da medição em sua unidade. Entres os dados disponíveis estão métricas como latência (medida de tempo para uma mensagem ir a um destino e voltar), velocidade de download, upload e perda de pacotes. É possível observar, ainda, o histórico da qualidade da rede num período de até 60 dias, além de compará-la com a mediana de conexão à Internet do entorno (mesmo setor censitário), o que permite avaliar a possibilidade de contar com um serviço melhor. A plataforma fornece ainda uma lista de provedores que atuam na localidade.”
Já na seção “Dados de instalações no Brasil”, os gestores poderão acompanhar e gerenciar o andamento do processo de instalação dos medidores Simet-Saúde em sua cidade ou estado. A plataforma possibilita, também, consultar a proporção de estabelecimentos que não têm acesso à Internet, permitindo buscas conforme a localidade desejada.
“O projeto está em fase inicial. Nesse primeiro momento, está disponível apenas a consulta ao desempenho da conectividade de um estabelecimento por vez, mas a expectativa é de que, num futuro próximo, a plataforma apresente um mapa com a sumarização de dados globais sobre as medições”, diz Milton Kashiwakura, diretor de projetos especiais e de desenvolvimento do NIC.br.
Mais detalhes sobre o “Conectividade na Saúde” estão disponíveis em https://conectividadenasaude.nic.br/.