Nokia e CPQD anunciam parceria para desenvolver soluções OpenRAN
Redação, Infra News Telecom
A Nokia anunciou uma parceria com o CPQD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações para desenvolver no Brasil aplicativos e soluções de OpenRAN (O-RAN) para controle inteligente de redes de acesso (RIC – Radio Intelligent Controller).
O foco será o desenvolvimento de casos de uso em 5G, como acesso fixo sem fio (FWA), cidades inteligentes, IoT – Internet das coisas para indústria 4.0 e redes de missão crítica, customizados para o mercado brasileiro e em colaboração com as operadoras móveis clientes da Nokia no país.
A partir da solução SEP – Service Enablement Platform (SEP), da Nokia, que combina os recursos do RIC a uma computação de borda de multiacesso, a parceria visa criar casos de uso “inovadores” para a borda da rede, com segurança, menor consumo de energia e maior confiabilidade, viabilizados pela solução otimizada e aberta AirFrame, da Nokia, para o servidor de borda.
Segundo a Nokia, a SEP é executada no data center e pode compartilhar infraestrutura com cloud RAN ou com outras funções virtualizadas de rede, por usar recursos abertos de API para tornar possível um ambiente de nuvem edge ágil e dinâmico. Já a solução AirFrame oferece infraestrutura de nuvem segura e de alta performance para ambientes internos e externos.
RIC é uma tecnologia virtualizada de otimização em 5G que adiciona programabilidade ao RAN e torna possível o desenvolvimento de inteligência artificial e aprendizado de máquina, bem como novos serviços.