Nokia e Furukawa fecham parceria de olho no mercado de POLs na América Latina
Redação, Infra News Telecom
A Nokia anunciou a assinatura de uma parceria estratégica com Furukawa Electric para acelerar as implementações de POLs – Passive Optical LANs na América Latina. As POLs estão entre os negócios em crescimento baseados em tecnologias avançadas de fibra óptica, ao fornecerem largura de banda ultralarga para múltiplas aplicações críticas para diversos casos de uso.
A Nokia já implementou essas soluções em mais de 450 clientes corporativos em todo o mundo, incluindo hotéis, indústrias, aeroportos, escolas e hospitais. As redes locais baseadas em fibra óptica são usadas em edifícios e parques comerciais para fornecer conectividade LAN, oferecendo vantagens significativas sobre soluções tradicionais baseadas em cobre. POLs proporcionam menor consumo de energia, maior segurança, implementações mais escaláveis e menor TCO – custo total de propriedade.
Pelo acordo, a Furukawa incorporará os equipamentos de rede óptica da Nokia em sua solução Laserway de Passive Optical LAN, comercializada por seu ecossistema de parceiros para o mercado corporativo. ”A parceria traz aos nossos clientes uma solução inovadora e de última geração, que permite grandes benefícios de sustentabilidade, com redução do consumo de energia e, ao mesmo tempo, proporciona uma plataforma tecnológica confiável e segura, que potencializa a governança corporativa”, diz Helio Durigan, vice-presidente executivo da Furukawa,
Para Marcelo Entreconti, head de enterprise para América Latina na Nokia, devido ao potencial ilimitado de largura de banda da fibra, a optical LAN é a solução definitiva de longo prazo, disponível atualmente em velocidades de 10 Gbps, mas facilmente escalável para 25 Gbps. “A Nokia implementou redes de missão crítica para mais de 2.200 clientes corporativos líderes nos segmentos de transporte, energia, varejo, indústria, webscale e para o setor público, em todo o mundo. Estamos orgulhosos em firmar essa parceria com a Furukawa, que tem uma longa história de trabalho com mercado corporativo no Brasil em integração e validação de tecnologia.”
Ele explica que a POL é uma tecnologia de rede de fibra que atende às necessidades em evolução de aplicações corporativas de alta capacidade e requer menos equipamentos, cabeamento, espaço e significativamente menos energia do que as redes tradicionais baseadas em switch.
“Trata-se de uma solução à prova de futuro, particularmente vantajosa para edifícios de vários andares, redes de campi, para aplicações que usam muitos dados e para locais com arquitetura desafiadora, como edifícios históricos com cabeamento óptico pré-conectorizado e cabos ópticos finos que requerem infraestrutura mínima para viabilizar a instalação”, diz o executivo, acrescentando que, além gastar menos energia do que as redes tradicionais, as LANs ópticas usam menos plástico e entregam uma vida útil mais duradoura.