Nokia e Vodafone alcançam velocidade de 100 Gbps em PON
Redação, Infra News Telecom
A Nokia e a Vodafone anunciaram o teste de uma tecnologia PON – rede óptica passiva capaz de fornecer velocidades de até 100 Gbps em um único comprimento de onda – o resultado é 10 vezes mais rápido do que as redes mais avançadas hoje disponíveis.
O trial foi realizado no laboratório da Vodafone em Eschborn, na Alemanha. Para alcançar a velocidade de 100 Gbps, o Nokia Bell Labs combinou fibra de 25 G com técnicas avançadas de DSP – processamento de sinal digital, facilitando as etapas para 50 e 100 G.
Outra método utilizado no protótipo é a transmissão de taxa flexível, que agrupa ONUs com características de rede física semelhantes (por exemplo, perda ou dispersão) e torna a transmissão de dados mais eficiente. Esse processo diminui a latência e reduz o consumo de energia pela metade.
Gavin Young, chefe do centro de excelência de acesso fixo da Vodafone, diz que a 100G PON tem 40 vezes a capacidade das redes GPON atuais e 10 vezes a capacidade das redes XGS-GPON. “Isso nos ajudará a continuar à frente da curva de demanda. Além de velocidades ultra-altas, a tecnologia apoia nossa visão de redes de próxima geração altamente eficientes e adaptáveis”.
Segundo a Nokia, a tecnologia pode estar disponível comercialmente na segunda metade desta década.