Nokia e WEG lançam projeto de indústria 4.0 com 5G standalone
Redação, Infra News Telecom
A Nokia e WEG anunciaram o ‘Open Lab WEG/V2COM’, um projeto piloto de indústria 4.0 que utiliza tecnologia de rede privada de 5G standalone. A iniciativa conta com a parceria da ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e da Anatel, e vai utilizar a solução DAC – Digital Automation Cloud, da Nokia, para validar a qualidade e o modelo econômico das soluções que serão desenvolvidas durante o trabalho.
Com duração prevista de um ano, o trial está sendo desenvolvido em um ambiente real de produção, em uma das fábricas da WEG, em Jaraguá do Sul, SC. Os resultados contribuirão para os estudos da Anatel sobre regulação das redes privadas 5G para usos empresariais.
A planta terá a função de laboratório e uma rede privada 5G será testada simultaneamente com uma rede convencional de uma operadora. Serão desenvolvidos vários casos práticos e avançados de indústria 4.0, para verificar o ganho de produtividade que a solução poderá trazer, permitindo consolidar modelos para serem projetos de automação industrial.
Serão avaliadas duas radiofrequências: uma abaixo de 6 GHz e outra entre 27,5 e 27,9 GHz. Um instituto de pesquisa independente fará as devidas análises de desempenho.
“O projeto trará a possibilidade não somente de apoio aos estudos oficiais do emprego da tecnologia no Brasil, como também acelerará o desenvolvimento e testes de produtos e soluções WEG/V2COM para nossos clientes”, diz Guilherme Spina, diretor da V2Com do grupo WEG.
Com um extenso ecossistema de parceiros-chave, a Nokia tem mais de 200 grandes clientes corporativos em todo o mundo (mais de 30 já adotam a tecnologia 5G).
A WEG é uma empresa global de equipamentos eletroeletrônicos, que atua principalmente no setor de bens de capital com soluções em máquinas elétricas, automação e tintas para diversos setores. Com operações industriais em 12 países e presença comercial em mais de 135 países, a companhia possui mais de 30 mil colaboradores em todo o mundo. Em 2019, o faturamento líquido da empresa foi de R$ 13,3 bilhões – as vendas realizadas fora do Brasil foram responsáveis por 58% deste volume.