Nokia e WEG lançam projeto de indústria 4.0 com 5G standalone
Projeto piloto acontece em um ambiente real de produção na fábrica da WEG, em Jaraguá do Sul, SC.
Projeto piloto acontece em um ambiente real de produção na fábrica da WEG, em Jaraguá do Sul, SC.
O projeto já gerou mais de 350 horas de retorno ao negócio e trouxe uma redução de custos de R$ 231 mil, em média, por mês.
Ataques direcionados, tecnologias avançadas e inteligência artificial estão aumentando a chance de sucesso dos criminosos, segundo relatório da Fortinet.
A terceira fase de ampliação do data center SP4, em Barueri, SP, será inaugurada este mês. A área total de co-location chegará a 9.522 m².
Pesquisa da Tata Consultancy Services destaca os desafios impostos pelos sistemas legados e os benefícios percebidos com a migração para nuvem.
O cabo óptico, desenvolvido e fabricado na Alemanha, terá 48 fibras ópticas e será posicionado no leito do Rio Amazonas.
A integradora de telecomunicações acelera busca de provedores de Internet em toda a América Latina para ampliar a distribuição de seus produtos, principalmente SD-WAN.
A empresa de biotecnologia vai implantar na sua nova sede, em São Paulo, soluções green da Furukawa.
A união das empresas visa expandir a distribuição de soluções LAN, WLAN, colaboração e comunicação unificada e telefones SIP.
A operadora adquiriu transponders de 200 e 800 Gbps da Padtec para construir os novos trechos de rede óptica e aumentar a capacidade de transmissão de sua infraestrutura nos dois estados.
O sistema foi desenvolvido em parceria com a startup de tecnologia catarinense Payface e será testado em uma unidade da drogaria em um shopping de São Paulo.
A operadora vai usar módulos de comunicação da Telit, que melhoram em até cinco vezes o desempenho de soluções com a tecnologia NB-IoT.
Os clientes da TIVIT poderão fazer treinamentos digitais em diferentes níveis sobre segurança da informação.
Cidades inteligentes, indústria 4.0 e acesso fixo sem fio estão entre os casos de uso.
Em 2020, os programas Norte Conectado e Nordeste Conectado ganharam três novas conexões de 100 Gbps.
Assunto que antes era restrito apenas aos agentes da lei e às forças armadas passa a integrar a grade do IDESP.
A ferramenta foi desenvolvida com metodologia ágil e utiliza a tecnologia low-code, facilitando a entrada de operadoras na rede neutra da empresa.
É o que aponta um relatório da Arizton Advisory & Intelligence. No ano passado, o Brasil foi responsável por 40% do total de investimentos do setor na região.
Com a crise causada pela pandemia da Covid-19, muitas empresas resolveram acelerar seus planos de digitalização, mostra estudo do Cesar.
A empresa contratou o executivo Edison Castro para o cargo.
Controladora da TIM anunciou a assinatura de um acordo com a Deutsche Telekom, Orange, Telefónica e Vodafone para apoiar o desenvolvimento de OpenRAN.
A empresa vai distribuir para toda a América Latina as soluções de gerenciamento de segurança de rede da AlgoSec.
Empresa de comunicação óptica também pretende contratar mão de obra especializada e expandir sua unidade fabril no Espírito Santo.
As duas companhias anunciaram o teste de uma nova tecnologia de PON – rede óptica passiva. O trial foi realizado no laboratório da Vodafone, na Alemanha.
A oferta inclui equipamentos, software e serviços de rede, além de flexibilidade financeira e suporte técnico em todo o Brasil.
Para atender os novos contratos, a Dainfo abriu mais de 100 vagas para profissionais de TI nas cidades de Brasília e Pernambuco.
Segundo a 5G Américas, essas frequências ainda estão em estudo na maior parte dos países da região.
Multinacional especializada em digitalização de impostos abriu seis vagas para cargos como gerente de desenvolvimento Java e arquiteto de soluções SAP.
Empresa catarinense de gestão de pessoas tem vagas para desenvolvedores full stack, cientistas de dados, segurança e engenheiros de dados.
Até o final de janeiro, a rede 4G da operadora vai cobrir mais 218 cidades de Minas Gerais.
É o que mostra um levantamento realizado pela Red Hat, com 1400 profissionais de todo o mundo, incluindo a América Latina.
Mineradora implantou soluções da Dell para atualizar os seus dois data centers e aplicações de TI industrial.
É o que prevê a Mandic Cloud, empresa brasileira especializada em gestão de cloud corporativa.
Evento acontecerá no dia 11 de fevereiro em formato on-line e terá como tema “Segurança digital começa cedo”.
A empresa concluiu o projeto de ampliação da rede FTTH nas regiões do Grande Colorado e Taquari, localizadas no Distrito Federal.
O objetivo é oferecer para o mercado brasileiro um amplo portfólio de software na nuvem, que pode ser integrado a outros sistemas dedicados à operação de OTT.
O Smart City Laguna, um empreendimento residencial baseado no conceito de cidade inteligente, em São Gonçalo do Amarante, CE, tem uma série de sistemas de automação IoT.
Segundo o laboratório de segurança da PSafe, o banco de dados vazado tem o nome completo, data de nascimento e CPF de quase todos os brasileiros.
O segmento deve ter um crescimento de 35% este ano, de acordo com previsões da empresa de pesquisa independente Forrester Research.
On-line e gratuito, o evento vai acontecer entre os dias 26 e 29 de janeiro e reunirá especialistas para discutir estratégias, processos e tecnologias para a conformidade.
O novo PoP – ponto de presença faz parte do plano de expansão da companhia brasileira, especializada em mitigação DDoS.
A Constanta passa a oferecer a seus clientes soluções de conectividade LoRa da NLT embarcada em dispositivos IoT – Internet das coisas.
Profissionais de todo o país podem se candidatar. O processo seletivo será feito de maneira remota e dividido em etapas.
É o que revela um levantamento feito pelos experts do F5 Labs. A gangues digitais globais contam com um data leak de 3 bilhões de credenciais vazadas.
De acordo com especialistas da Netskope, novas ameaças irão surgir, devido ao aumento significativo das atividades digitais on-line.
A American Tower tem 11 acordos de cooperação tecnológica com centros de referência em IoT – Internet das coisas no país como parte da estratégia da rede Neutra ATC LoRaWAN.
Segundo especialistas da Vertiv, os destaques ficarão por conta da digitalização acelerada, sustentabilidade e edge reforçado por recursos de data centers hyperscale.
As vagas deverão ser preenchidas no primeiro trimestre de 2021 e a maioria é destinada para software engineers.
A empresa adquiriu soluções da Padtec, que vão iluminar rotas entre o Rio de Janeiro e São Paulo.
Até março de 2021, a operadora vai atender 15 cidades com a tecnologia.
Em janeiro, a Furukawa Industrial Optoeletrônica terá uma sede própria em Curitiba, PR, com uma nova área de produção de equipamentos ópticos ativos.
Os firewalls de próxima geração protegem a força de trabalho remoto da companhia.
Com capacidade de 1,2 Tbps, a rede ligará Campinas a Ourinhos, no interior de São Paulo, e atenderá cerca de 50 provedores regionais.
Segundo relatório da Trend Micro, o país está entre os principais alvos de ataques em mensagens por e-mail e também arquivos malware.
A Fortinet anunciou a aquisição da Panopta, empresa de plataformas SaaS que fornece visibilidade completa e gerenciamento automatizado de redes corporativas.
Tecnologia blockchain é aplicada em um projeto de pesquisa conduzido pela Embrapa em parceria com o setor que atua na cadeia produtiva da cana-de-açúcar.
O documento foi apresentado oficialmente no Smart City Session, evento global sobre cidades inteligentes realizado pela iCities. Esta é a primeira edição do encontro totalmente on-line.
Cubic vai atuar como MVNO utilizando a infraestrutura da operadora para oferecer serviços IoT – Internet das coisas a empresas brasileiras.
A empresa, de Brasília, espera ter mais de 50 mil assinantes com o início do projeto.
A nova unidade fabrica soluções de fibra óptica e de cobre para atender a China e outros países asiáticos.
O laboratório começa a operar em dezembro com a oferta de testes de compatibilidade eletromagnética, segurança elétrica e exposição humana a campos elétricos, magnéticos e eletromagnéticos
O Ministério das Comunicações liberou o montante do Funttel para estimular investimentos em P&D em telecom e ampliar o uso de tecnologias de IoT e 5G.
Concebido em parceria com a Brasscom, o curso será oferecido em Araras, Osasco, São José dos Campos, Franca e na zona leste de São Paulo, já no primeiro semestre de 2021.
A CTO é fabricada no Brasil e permite que o serviço de terminação e fusão seja realizado na bandeja em solo.
A solução desenvolvida pela Gigatron Tecnologia oferece versão gratuita e pode atender diversos segmentos.
O objetivo da gigante de e-commerce é se transformar em uma empresa mais orientada a dados.
Phishing por telefone é o tipo mais comum de golpe no Brasil, segundo pesquisa da Avast.
Este será o primeiro centro de competências de transformação digital da AWS no país. A unidade deve atender, inicialmente, mais de 1000 cidadãos.
Primeira unidade do instituto fora do estado de São Paulo está instalada no Porto Digital e tem foco, principalmente, em projetos de P&D de inteligência artificial.
Startups e empresas de pequeno e médio portes em Blumenau e região têm oportunidades de trabalho presenciais e em home office, além de modelo híbrido de atuação.
Pesquisa global da Nutanix, com mais de 3 mil tomadores de decisão de TI, mede o progresso das empresas na adoção de nuvens privadas, híbridas e públicas.
Nos dias 24 e 25 de novembro vai acontecer o 12º Encontro Nacional da ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial.
A Fibracem precisou ajustar os prazos de produção em decorrência do desabastecimento da cadeia produtiva dos setores de polímeros, papel e celulose e chapas metálicas.
Com a parceria, as empresas reforçam atuação no mercado de cibersegurança, em especial com soluções de LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.
Evento online e gratuito será realizado nos dias 17 e 18 de novembro.
Garante a WBA – World Broadband Alliance, após a conclusão de cinco testes em diferentes verticais de mercado.
A empresa bloqueou mais de 20 milhões de transações suspeitas, que poderiam ter custado aos usuários US$ 27 milhões em cobranças não autorizadas.
A cooperação técnica trará referências para subsidiar o processo de discussão regulatória para diversas aplicações em redes privadas.
De acordo com o Gartner, um terço das organizações mundiais irão adotar soluções de inteligência artificial e gêmeos digitais em conjunto com projetos de IoT, até 2023.
Com a parceria, a SYNNEX Westcon irá fornecer uma extensa linha de produtos para acelerar a transformação digital das empresas.
O GIC, fundo soberano de Cingapura, fez o aporte na Sankhya, fornecedora brasileira de sistemas de gestão empresarial.
Braço de telecomunicações da Copel foi vendido para o fundo de investimentos Bordeaux. Ágio foi de 70,94%, superando em quase R$ 1 bilhão o preço mínimo estipulado.
Com a decisão, os serviços prestados por dispositivos de Internet das coisas e M2M – machine-to-machine terão carga tributária menor que os de telecomunicações.
O mercado de contact center no Brasil acompanha o padrão global de qualidade de prestação de serviços, de acordo com estudo da ISG.
Há oportunidades para profissionais de arquitetura de software, análise e engenharia de dados e designer de produtos.
Estudo da 5G Americas mostra o potencial das bandas mmWave para serviços desenvolvidos no ambiente tecnológico do 5G.
Com a novidade, a empresa aumentou em 20% seu tráfego orgânico.
Rede de blockchain desenvolvida pelo Serpro para a Receita Federal é utilizada para conectar as aduanas do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Estudo do IICA, BID e Microsoft, feito em 24 países, mostra as desigualdades dos serviços de acesso à Internet nas zonas rurais e urbanas.
O projeto irá atender cerca de 300 clientes da operadora em Bento Gonçalves, RS, Três Lagoas, MS, e Itajubá, MG, sem custo adicional.
Relatório da 5G Americas mostra porque as redes privadas 5G são apropriadas para vários grupos de aplicativos e apresenta arquiteturas específicas para a construção desta arquitetura.
A novidade é uma iniciativa 100% brasileira, que otimiza a análise dos danos no veículo, sem necessidade de vistoria presencial, além de reduzir o tempo necessário para a liberação de reparos.
O serviço, presente em todos os estados brasileiros, usa a capacidade do satélite SGDC-1 da Telebras.
A maioria das vagas é para desenvolvedores, cientistas e analistas de dados. Há oportunidades de trabalho dentro da própria empresa e também para alocação de profissionais em grandes companhias de todo o Brasil.
Em parceria com a Nokia, a operadora iniciou os testes na cidade de Pindamonhangaba para demonstrar a capacidade da tecnologia e suas funcionalidades.
Segundo a organização internacional, no trabalho de contenção da crise causada pela Covid-19, intensificar o ritmo da transformação digital pode acelerar e reforçar a retomada.
A vulnerabilidade foi descoberta num modelo de controle remoto da empresa de telecomunicações norte-americana Comcast. O dispositivo está presente em cerca de 18 milhões de residências dos EUA.
As tecnologias envolvidas nesta parceria são projetadas em plataformas abertas e operam em ambientes de nuvem híbrida.
Com os novos PoPs, localizados em São Paulo e no Rio de Janeiro, a Angola Cables chega a 32 pontos de presença em 20 países de três continentes.
Em parceria com a Infinera, fabricante de equipamentos de rede de transporte óptica, a operadora de cabos submarinos expandiu seu sistema AMX-1 que fornece transporte, linha privada Ethernet e serviços IP.
Acordo entre as duas empresas visa oferecer aos provedores de Internet uma variedade de gateways de segurança com conectividade Wi-Fi rápida.
O resultado, segundo o Gartner, representa um aumento de 6% em relação ao volume esperado para este ano.
Entre julho e setembro deste ano, foram apreendidos 243,7 mil equipamentos de telecom irregulares no país, incluindo baterias, carregadores e TV boxes.
Relatório da WatchGuard destaca ainda para um crescimento de 12% nas ameaças evasivas, apesar da redução no volume geral de malware.
A planta, instalada em Minas Gerais e composta por 4,9 mil painéis solares, vai atender 100% do consumo da rede neutra de fibra óptica da companhia.
Capital mineira precisa reformular sua legislação de antenas para expandir a conectividade, incentivar a economia digital para a população e empresas e se preparar para o 5G.
Segundo o Gartner, este ano os investimentos em equipamentos eletrônicos e de comunicações para IoT continuarão sendo prioridade para os governos e permanecerão entre os maiores gastos em TI.
A empresa já conta com cerca de 200 caminhões com a solução de DVR veicular.
A iniciativa faz parte do programa Open Field, um ambiente para testes de campo para tecnologias de redes abertas desagregadas (OpenRAN), localizado dentro do Inatel.
Segundo a Synergy Research, os gastos mundiais com ferramentas de colaboração e comunicação unificada cresceram 7% no segundo trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2019.
O objetivo é garantir que o volume de informações gerado, diariamente, pelas operações da companhia seja processado de forma mais inteligente e segura.
A frequência já foi incluída em “leilões 5G” na Ásia, Europa e América do Norte. Na América Latina, o Brasil e o Chile planejam licitar as sobras entre 2020 e 2021.
Operadora passa a ofertar num só lugar soluções que unem IoT, conectividade 4G e parcerias para o mercado corporativo.
A Furukawa irá oferecer as soluções de conectividade da norte-americana Go!Foton em 21 países das Américas Central e do Sul.
A empresa anunciou que assinou 17 novos acordos comerciais 5G no terceiro trimestre deste ano.
Apesar de a maioria das organizações mundiais enxergar a nuvem híbrida como o modelo de TI ideal, muitas companhias ainda lutam para adotá-la.
Os ativos incluem duas redes de fibra próprias com 650 km de extensão, 2 mil km de linhas de fibra alugadas, quatro data centers e cinco teleportos.
É o que indica o relatório “Migração das redes móveis para 5G: Um white paper de abordagem tranquila e segura”, da Positive Technologies.
Segundo a 5G Americas, 30 novas redes 5G entraram em operação apenas no segundo trimestre de 2020.
É o que indica uma pesquisa do Gartner. Hoje, apenas 10% da população tem seus dados pessoais protegidos por algum tipo de norma ou lei.
É o que mostra um relatório da Global Market Insights. Este mercado fechou 2019 com uma receita de US$ 2 bilhões.
Segundo a empresa, a solução permite que as operadoras protejam dispositivos conectados dos assinantes nas redes.
A quarta edição do Cyber Security Summit Brasil será gratuita e acontecerá no dia 29 de setembro.
O curso será no dia 24 de setembro, com apresentação do sênior de cloud solution da Huawei no Brasil, Fábio Oliveira.
É o que mostra um levantamento do dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe. Em comparação com o mês de janeiro, o número de vítimas deste golpe no Brasil cresceu 90%.
A empresa mira os mercados de agronegócio, energia e mineração.
A empresa conta com mais de 125 mil equipamentos ativos em todo o país e atende os mais variados mercados, incluindo transporte, agricultura e saúde.
Segundo comunicado da empresa, a transação será fundamental para ampliar a participação no mercado de redes corporativas 5G.
A empresa finlandesa foi escolhida pela operadora para implantar serviços 5G para 75% da população espanhola até o final deste ano.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar aprovou, junto ao Ministério da Economia e à Presidência da República, o seu plano de transformação digital. A meta é digitalizar todos os serviços até 2021.
Para Glauco Volpe, head de serviços da Infosys, empresa especializada em serviços digitais, a questão da segurança precisa estar tão atualizada quanto a evolução dos dispositivos IoT.
Evento on-line e gratuito acontecerá dia 15 de setembro e contará a participação do diretor de tecnologia do Hospital Infantil Sabará, Klaiton Simão, e de especialistas em infraestrutura da CommScope.
Produzido pela Rysavy Research, o relatório divulgado pela 5G Americas destaca a crescente relevância da tecnologia e seu impacto na vida das pessoas. Mais de 100 redes 5G estão em operação em todo o mundo.
Gratuito e 100% digital, o evento acontecerá entre os dias 14 e 18 de setembro e irá debater temas como LGPD, segurança IoT, transformação digital e tecnologias de nuvem.
A engenharia social é a técnica mais eficaz utilizada pelos cibercriminosos na hora de elaborar golpes para roubar dados corporativos e pessoais, alerta Leonardo Fagnani, executivo da NetSecurity.
O evento, que acontecerá no dia 10 de setembro, vai mostrar o que é e como se aplica o SVA – Serviço de Valor Adicionado e quais são melhores práticas e perspectivas para o mercado nacional.
A solução realiza manutenção remota preditiva e análise de dados de vários tipos de máquinas.
A operadora pretende ativar a faixa em mais de 500 municípios do estado de SP até o final de 2020.
Com a possibilidade de home office e jornada flexível, as vagas podem ser preenchidas por candidatos de qualquer região do país.
As duas empresas lançaram o serviço de telefonia celular Fique Móvel. A oferta estará disponível nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná a partir deste mês.
É o que mostra o panorama setorial divulgado pela Anatel. O volume inclui os serviços de telefonia móvel e fixa, banda larga fixa e TV por assinatura. Destaque para os provedores de Internet que conquistaram 32,1% de participação no mercado de banda larga fixa.
A Controladoria-Geral da União contratou serviço de co-location para hospedagem de servidores, manutenção e monitoramento de dados.
A tentativa de prorrogar a vigência da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados não é nova, por isso a entrada em vigor da lei não deveria causar espanto.
O curso, on-line e em tempo real, acontecerá entre os dias 8 e 17 de setembro. As vagas são limitadas.
Os dados divulgados pela Fortinet mostram que em toda a América Latina e Caribe foram registrados 15 bilhões de ataques no mesmo período.
O primeiro curso começa no dia 27 de agosto e vai abordar inteligência artificial e suas aplicações on-line e off-line.
As inscrições para o curso Segurança cibernética aplicada à indústria 4.0 serão gratuitas até o dia 5 de setembro.
Há oportunidades para desenvolvedores Java, administradores de servidores Linux e Scrum Master, analistas de cloud, arquitetos de software e cientista de dados.
Durante o 2º trimestre deste ano, os pesquisadores de ameaças da empresa monitoraram os agentes de ataque sob o controle do comando do DDoS botnet.
Uma nova sede, que entrou em operação em janeiro deste ano, marcou a finalização do processo de ajustes da estrutura para receber a certificação.
A empresa implantou a solução Groove (GX) Série G30 da Infinera para atualizar a sua rede óptica com mais de 26 mil km de extensão.
Desde a sua chegada ao país, em março último, a ferramenta colaborativa BugHunt conta com a participação de mais de 1500 especialistas em segurança da informação.
Há oportunidades para desenvolvedores de software, coordenadores técnicos e pré-vendas, entre outros. O processo seletivo será on-line e focado em oportunidades remotas.
Sistema desenvolvido em parceria com o Serpro seleciona propostas do Congresso Nacional de interesse da Secretaria do Tesouro Nacional por meio de inteligência artificial.
Como parte de seu projeto de transformação digital, a concessionária de energia investiu R$ 47 milhões na implementação de um sistema de gestão de distribuição avançado.
Com 515 pontos, a infraestrutura consumiu 20 km de cabos com revestimento em polietileno verde, à base de etanol extraído da cana-de-açúcar.
A expansão vai abranger 15 novas localidades, das quais seis já estão em operação. Com as novas rotas, a rede da operadora ultrapassará a marca de 17 mil km de extensão.
De 25 a 28 de agosto, o Linkup 2020, feira e congresso virtual, vai reunir ISPs e fornecedores do setor latino-americano de telecom por meio de uma plataforma segura e interativa.
É o que mostra um relatório global da Netskope. O estudo constatou um aumento de 148% no trabalho remoto, entre janeiro e junho deste ano.
A migração ocorreu no Sisu – Sistema de Seleção Unificada e contou com o apoio da distribuidora SYNNEX Westcon-Comstor.
A solução permite pagamento mensal de acordo com o consumo de energia e uso de recursos, sem aquisição de equipamento e serviços especializados.
A infraestrutura foi instalada na nova sede da Ford no Brasil, localizada em São Paulo. O cabeamento existente foi substituído por uma solução baseada em Categoria 6A.
O curso será on-line e irá abordar com profundidade a linguagem Python. As inscrições vão até 15 de agosto e podem participar mulheres de todo o país.
A Mundo Pacífico, com sede no Chile, vai ativar uma rede óptica IP definida por software baseada num switch coerente desenvolvido no Telecom Infra Project.
Segundo pesquisa da SonicWall, o país sofreu mais de 1 milhão de ataques de ransomware. Relatório mostra, ainda, o crescimento de 7% dos ataques de phishing, principalmente capitalizando a pandemia da Covid-19.
Localizado no BioTIC – Parque Tecnológico de Brasília, o primeiro laboratório de teste 5G do país é resultado de uma parceria entre a Biotic S/A, Telefonica VIVO e a chinesa Huawei.
Relatório da 5G Américas destaca os protocolos de segurança de redes 5G mais avançados e que protegem contra ameaças emergentes em infraestruturas celulares sem fio.
A maioria das vagas é destinada a desenvolvedores de software, com perfis variados, e parte delas prevê a contratação para trabalho remoto.
A solução promete diminuir o número de visitas técnicas em cerca de 20%, além de proporcionar queda de 15% no tempo médio de chamadas para call centers.
Relatório da Vertiv, feito em conjunto com a Omdia, indica que as operadoras terão um papel fundamental na criação de novos serviços geradores de receita a partir do edge computing.
Após a compra da brasileira Link Solutions, focada em conectividade para meios de pagamento e IoT, a empresa norte-americana se prepara para expandir sua atuação na América Latina, a partir da operação no Brasil.
É recorrente a reclamação entre os provedores de Internet sobre a dificuldade em conquistar novos clientes e a facilidade em perdê-los. Descubra como estratégias de marketing digital podem mudar este cenário.
Estudo global da Sophos mostra que 70% das organizações passaram por incidentes de segurança cibernética na nuvem pública em 2019.
A Huawei e a SAM – Sul Americana de Metais assinaram um memorando para o desenvolvimento de tecnologia de mineração não tripulada e aplicação efetiva de 5G.
O trabalho da empresa envolve desde a venda consultiva e projeto de seus produtos GPON a materiais de apoio em português, treinamentos, suporte técnico e software de gestão e monitoramento.
Segundo a Zyxel, 66% das pequenas e médias empresas estão enfrentando ataques de hackers pelo mundo. As invasões se intensificaram com a pandemia da Covid-19.
A empresa espera diminuir a latência e o tempo de resposta dos chamados, principalmente em dispositivos móveis, graças à tecnologia de inteligência artificial.
São 32 vagas de TI – tecnologia da informação e de negócios para trabalho remoto, além de posições presenciais em Anápolis, Belo Horizonte, Lavras e Cuiabá.
Segundo a pesquisa, 60% dos profissionais da área têm um nível de visibilidade inadequado sobre a cadeia de suprimentos e 75% planejam implementar pelo menos uma tecnologia de NGW – redes sem fio de última geração em futuro próximo como parte da estratégia de visibilidade.
De acordo com o Gartner, espera-se que os investimentos mundiais em segurança da informação cresçam 2,4%. A pandemia da Covid-19 ampliou a demanda de curto prazo por serviços de nuvem, tecnologias de trabalho remoto e medidas de redução de custos.
É o que revela pesquisa da Experian. Com um alto nível de imprecisão e dificuldade no entendimento dos dados, 50% das empresas do país afirmam que têm a confiabilidade das análises prejudicadas.
Com a compra, no valor de US$ 1 milhão, a companhia passa a fornecer um portfólio completo de soluções e serviços para segurança eletrônica, com destaque para câmeras termográficas.
O caminho mais comum para que criminosos cibernéticos comprometam o ambiente de nuvem é por meio de aplicações baseadas em cloud.
Empresa realiza processo de contratação e onboarding de forma on-line e oferece contratação CLT e diversos benefícios.
É o que projeta relatório da Ericsson. Até o final deste ano, o número global de assinaturas 5G deverá alcançar a marca de 190 milhões.
É o que revela pesquisa da PayU. O estudo ainda mostra que as vendas digitais entre abril de 2019 e abril de 2020 aumentaram 28%.
Os profissionais de TI do grupo Cogna, focado na área de educação, contaram com o apoio da plataforma de segurança da Guardicore, especializada em segurança para data center e nuvem.
A pesquisa, realizada pela Nokia e conduzida pela Parks Associates, entrevistou 3 mil pessoas no Reino Unido, EUA e Coréia do Sul e examinou a compreensão e a demanda dos consumidores por serviços 5G.
De acordo a 5G Americas, alguns países da região já consideram o potencial da faixa de 600 MHz, mas nem todas as administrações a destinam para os serviços móveis.
Por meio de algoritmos, a ferramenta de IA – inteligência artificial conecta os prontuários eletrônicos dos pacientes a um painel de gestão localizado na central de enfermagem das UTIs.
As vagas são para desenvolvedores, tech leads e squads lead em Curitiba e São Paulo. O processo seletivo vai até 30 de junho.
A universidade implantou tecnologias da Check Point que fornecem visibilidade em tempo real de todo o cenário de ameaças, além de gerenciamento centralizado.
O estudo, realizado pelo Instituto Igarapé, examinou dados sobre a implantação e uso de tecnologias de videomonitoramento nas cidades de Campinas, Salvador e Rio de Janeiro.
Com o novo POP – ponto de presença no país, a operadora vai melhorar a taxa de tráfego de Internet e a experiência de seus clientes.
A ação vai até 31 de julho. Clientes da companhia de outros setores também têm benefícios com o software de monitoramento de redes e aplicações.
Pesquisa da BPI Network mostra as tendências de atuação de operadoras móveis, que vão desde segurança do tráfego de rede 5G até novos casos de uso de missão crítica.
Levantamento, realizado pela F5 com 2600 profissionais de TI de todo o mundo, incluindo o Brasil, mostra a necessidade de acelerar aplicações que vão do legacy à multinuvem.
São 47 vagas para cargos como analista de sistemas e suporte técnico, arquiteto de TI, especialista de BI e coordenador de desenvolvimento de sistemas e de segurança da informação.
Para ter todos os benefícios da Internet das coisas é fundamental contar com uma infraestrutura de rede flexível, escalável e segura com capacidade de agir e analisar sobre os dados em tempo real, independente da camada física, protocolos e padrões.
Para a empresa computação em nuvem, redes IP inteligentes e convergência das redes 5G serão as principais tendências para o processo de transformação digital.
O panorama apresenta os números do setor com base no primeiro trimestre de 2020. O país fechou março último com mais de 300 milhões de acessos, incluindo os serviços de telefonia fixa e móvel, banda larga fixa e TV por assinatura.
Segundo o Gartner, as vendas desses dispositivos devem totalizar 1,9 bilhão de unidades este ano. O resultado está atrelado à crise causada pela pandemia da Covid-19.
A operadora cearense adquiriu novos sistemas DWDM da Padtec que ampliam a capacidade total de transmissão de sua malha óptica de Gb/s para Tb/s.
É o que indica um levantamento do site Portal de Planos. Já a procura por serviços de TV por assinatura e Internet móvel registrou queda de 8,27% e 10,28%, respectivamente.
A nova unidade começa a funcionar em julho e está localizada no primeiro aeroporto industrial do país, um projeto da BH Airport, que administra o Aeroporto Internacional Trancredo Neves, em Confins, MG.
O CEO – Comitê de Uso do Espectro e de Órbita da Anatel divulgou dois estudos internos sobre a convivência entre os sistemas 5G, em 3,5 GHz, e o FSS – Serviço Fixo Satelital, na Banda C.
São quatro treinamentos disponíveis para parceiros, provedores de Internet, integradores e clientes da companhia. Os interessados terão 30 dias, a partir da inscrição, para concluir o curso.
Realizado pelo Gartner, o levantamento ouviu 285 CEOs e líderes de companhias do setor de TI da América do Norte, Europa e Ásia/Pacífico, com receita anual de até US$ 250 milhões.
Todos os treinamentos da empresa, anteriormente abertos somente a parceiros, estão disponíveis sem custo a qualquer um que queira expandir os seus conhecimentos na área até o final de 2020.
Inscrições estão abertas até o dia 17 de maio. Curso forma profissionais para atuar em suporte de computadores e acesso à Internet.
O estudo traz as regras adotadas pelas concessionárias de energia da região nordeste para a infraestrutura aérea e compartilhamento de postes em telecomunicações.
A Anatel adotou ações para eliminar obstáculos, equalizar distorções e estabelecer um ambiente regulatório seguro durante a pandemia da Covid-19.
Na América Latina as tentativas de ataques cibernéticos alcançaram a marca de 9,7 bilhões no mesmo período, segundo a Fortinet.
Os data centers contam com uma grande quantidade de materiais inflamáveis. Por isso, sistemas de detecção e combate a incêndio são essências para garantir a segurança dos dados e a operação contínua desses ambientes.
Veja quais são as principais tendências que influenciarão o setor de infraestrutura e operações este ano, segundo o Gartner.
A partir do início de maio, a ferramenta de videoconferência Google Meet poderá ser usada sem limite de tempo.
A promoção é válida até o dia 2 de maio. Para matrículas realizadas até o dia 28 de abril, além do desconto, o aluno participará de dois sorteios.
Para Leandro Esteves, diretor de engenharia do Grupo Binário, com o home office decretado por muitas empresas, devido à pandemia da Covid-19, soluções VPN são as mais indicadas para criar um ambiente seguro.
O resultado é consequência do aumento da demanda por serviços de conectividade, gerada pela pandemia da Covid-19, além de novas ativações e expansão dos serviços no período.
O foco da pesquisa foi avaliar como as empresas estão lidando com este período de crise e os efeitos causados pela Covid-19 no mercado e economia.
A proposta foi apresentada em consulta pública da Anatel. A ideia é que o ambiente seja multiusuário e com capacidade de realizar auditoria da segurança cibernética de equipamentos e soluções 5G.
Segundo o Gartner, as vendas mundiais de PCs totalizaram 51,6 milhões de unidades, uma queda de 12,3% em relação ao mesmo período de 2019.
O SiDi, instituto de tecnologia de Campinas, SP, anunciou a expansão de suas atividades e está contratando profissionais e estagiários de TI.
A solução é resultado de uma parceria com a Asavie, focada em serviços de mobilidade sob demanda e IoT, e visa atender à crescente demanda por conectividade de trabalho remoto.
A empresa criou o programa 400G-Ready Data Center, um conjunto de soluções, produtos e serviços baseado na tecnologia de 400G.
As vagas estarão liberadas até junho. Também será possível aprender sobre inteligência artificial, com aplicações na indústria, e programação móvel para IoT – Internet das coisas.
O projeto para o Ministério da Saúde prevê a migração dos dados em todos os estados do país, com segurança e estabilidade, especialmente em relação a informações sensíveis e sigilosas.
O provedor de Internet de Cachoeira do Sul, RS, implantou solução LTE da Baicells e oferece serviços de dados, voz e vídeo com velocidades superiores a 10 Mbps a seus clientes.
Trata-se de uma UTI transportável com oito leitos e pronta para uso. A empresa, fabricante nacional de data centers modulares pré-fabricados, reservou 50% de sua capacidade produtiva, podendo fornecer duas unidades por dia.
O Serpro, empresa de TI do Governo Federal, identificou uma série de mensagens maliciosas e dá algumas dicas de como se proteger contra os cibercriminosos.
Webinars, treinamentos e laboratórios on-line serão realizados durante 30 dias, sem custos, para promover um maior conhecimento da tecnologia em nuvem. As inscrições podem ser feitas até o final de maio.
Em tempos de pandemia, as empresas precisam estar atentas à segurança das informações na nuvem de uma maneira ainda mais minuciosa, enxergando a opção de gerenciar os seus dados na cloud, o que pode ser feito de forma remota e segura.
Segundo a Upstream, empresa de segurança digital, mais de 30% dos smartphones Android no Brasil foram infectados por malwares para roubos de dados pessoais dos usuários.
O Serpro oferece acesso Internet e conectividade, com a rede óptica Infovia a 10 Gbps, para escoar as informações entre o Denasus – Departamento Nacional de Auditoria do SUS e o Ministério da Saúde.
Até 30 de abril, a empresa vai oferecer o seu programa de vulnerabilidade cibernética de Cyber Protection com 3 meses de isenção para novos clientes.
Especialistas da Check Point apontam as principais etapas para implementar com êxito qualquer programa de conformidade na nuvem com segurança.
A empresa, fornecedora global de sistemas de cabeamento para infraestrutura de rede, adotou medidas para que suas operações no Brasil continuem funcionando com segurança para funcionários e clientes.
Desenvolvida pelo Grupo Vertentes, de Oliveira, MG, em parceria com a Clima ao Vivo, a plataforma permitirá a transmissão de eventos sociais e poderá ser usada por provedores de Internet de todo o país.
A Vivo usará os seus recursos de big data para apoiar o governo de São Paulo a combater a pandemia da Covid-19.
O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Laboratório Nacional de Computação Científica estão oferecendo gratuitamente, por meio de seus supercomputadores, capacidade de 1,4 Petaflops para pesquisas de combate à Covid-19.
O NOC – centro de controle operacional conta com uma equipe multidisciplinar e oferece soluções de gerenciamento remoto, com multitelas para visualização de grandes volumes de informações de forma integrada.
A Bitdefender, fabricante de antivirus, emitiu um alerta global de segurança sobre um novo ataque de phishing envolvendo mensagens de e-mail supostamente enviadas pela Netflix no Brasil.
Os cursos e certificações englobam várias áreas, incluindo análise de dados e mobilidade, e são voltados para profissionais da área de tecnologia da informação, como cientistas de dados, arquitetos, analistas de sistemas e desenvolvedores.
Devido à pandemia de Covid-19, a operadora adotou medidas para priorizar a saúde e segurança de funcionários e assegurar a conectividade de seus serviços.
O objetivo é gerenciar com mais eficiência a sua rede IP. A empresa conta com uma rede óptica de mais de 16 mil quilômetros de extensão e 164 pontos de presença no país.
A 3Corp e a Alcatel-Lucent Enterprise irão realizar um webinar gratuito para mostrar como realizar um trabalho remoto seguro e eficaz com plataformas de comunicação unificada e cloud PBX.
É o que revela a Fortinet por meio de sua ferramenta que coleta e analisa incidentes de segurança cibernética em todo o mundo.
A iniciativa, em parceria com a Cisco, traz oportunidades de cursos em EAD em áreas como Internet das coisas, segurança cibernética e inclusão digital.
O centro conta com time de especialistas e infraestrutura para apoiar o desenvolvimento de projetos de RPA de empresas no Brasil e na América Latina.
O objetivo é ajudar as empresas que utilizam VPN para acesso remoto durante o período de quarentena devido à pandemia do Covid-19. A empresa está oferecendo até 250 licenças gratuitas por 60 dias.
De acordo com especialistas da Kryptus, cerca de 50% dos vazamentos de informações envolvem funcionários. Saiba como se proteger no modelo de home office.
Entre os ativos e atividades incluídas na operação estão duas redes de fibra óptica de propriedade da empresa com 650 quilômetros de extensão, 2 mil km de linhas de fibra óptica arrendadas, quatro data centers e cinco teleportos.
A IA permite prever a demanda e se antecipar a ela. Essas informações são essenciais para o aprimoramento da gestão das experiências com o consumidor, o que é fundamental para uma crise como a atual.
A advogada Patrícia Schmitt explica que, devido à pandemia do COVID-19, as operadoras e provedores de serviços de Internet optantes do Simples Nacional podem prorrogar o pagamento dos tributos federais referente as competências do meses de março, abril e maio de 2020.
2020 é o ano da privacidade no Brasil. 16 de agosto, próximo, é o “dia D”, quando entraremos para o grupo de países que passam a ter regras claras para o uso de dados pessoais de seus cidadãos.
A instituição de ensino, ligada ao Ministério da Educação, fechou um contrato com a Embratel para migrar os seus servidores para a nuvem da AWS.
A empresa será o elo entre a Tate, fabricante norte-americana de pisos elevados e soluções de gerenciamento de fluxo de ar para data centers, e seus distribuidores e clientes locais.
O projeto conta com pontos Cat.6 e Cat.6A, além de sistema de gerenciamento para garantir a operação com desempenho da LAN e do data center da empresa.
A companhia, braço de tecnologia do UOL, dividiu a suas operações em duas áreas: Compasso UOL, focada em serviços de TI; e UD Tecnologia, especializada em infraestrutura de data centers.
A companhia fornece uma ferramenta que usa sistemas de algoritmos próprios, desenvolvidos a partir de inteligência artificial e treinados por meio da tecnologia de deep learning.
A empresa implantou um assistente virtual baseado em inteligência artificial. O projeto piloto usa ferramenta do Google Cloud e é oferecido por meio do WhatsApp.
Segundo o Relatório de Ameaças Cibernéticas 2020 da companhia, o resultado representa um aumento de 145%, em relação a 2018. No total, foram encontradas 440 mil variantes de malware em 2019.
A companhia adotou as soluções de dados flash da Pure Storage para aprimorar as estratégias de tomada de decisão da equipe de BI e avançar na jornada de transformação digital.
A Klint apoia o programa Green IT, da Furukawa, que tem o objetivo promover a troca de cabos de cobre de gerações anteriores, independente do fabricante, por novos produtos Furukawa.
De olho no crescimento da demanda do mercado de Internet das coisas, NLT Telecom inicia operações de rede LoRa, com cobertura nacional, por meio da rede da American Tower.
São três modelos de planos, que variam de acordo com a área de cobertura. Os pacotes incluem survey preditivo, instalação de infraestrutura, configuração lógica, monitoramento em tempo real, suportes telefônico e presencial, troubleshooting, diagnóstico e gerenciamento centralizado.
Segundo especialistas da Vertiv, cada vez mais companhias adotam em seus data centers arquiteturas híbridas que incorporam modelos de cloud pública e privada.
Em 2019, cinco redes comerciais 5G foram implantadas e mais de 30 testes ocorreram com a tecnologia na região.
Em parceria com a Furukawa, a Klint fornece a ITMAX, uma linha completa de soluções de cabeamento estruturado desenhada para projetos de data centers, incluindo infraestruturas ópticas e metálicas, além de plataforma de gerenciamento.
O centro, localizado em Brasília, DF, segue a tendência mundial para tratar incidentes de segurança de forma proativa e foi colocado no ar após três meses de planejamento e logística.
A solução, resultado de pesquisas do CRR – Centro de Referência em Radiocomunicações do Inatel, permite criar redes 4G LTE de baixo custo e fácil de instalar.
A empresa nasce com a proposta de entregar um conteúdo abrangente com treinamentos que incluem formações técnica e de planejamento de negócios.
A rede atenderá mais de 50 localidades da Braskem na América Latina, América do Norte e Ásia, com 130 links balanceados de MPLS e dedicados de Internet com uma conexão à nuvem privada.
De acordo com uma pesquisa global da BSA | The Software Alliance, lidar com malware associado a um software irregular pode custar mais de US$ 359 bilhões a uma empresa, dependendo do seu porte.
O contrato prevê a prestação do serviço em mais de mil unidades da instituição, incluindo agências e prédios comerciais.
É o que mostrou um programa piloto focado em indústria 4.0 com 43 empresas brasileiras de 24 estados, executado pelo SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.
Trata-se da ProIoT, uma ferramenta de IoT – Internet das coisas no modelo white label e que funciona como SaaS – software como serviço, desenvolvida em conjunto com o Instituo Mauá de Tecnologia.
Foram investidos R$ 63 milhões no supercomputador Santos Dumont, que será crucial para acelerar pesquisas, analisar grandes volumes de dados e ampliar a exploração do pré-sal
Trata-se da Protego. Com a aquisição, a Check Point passa a ter uma solução para proteção de carga de trabalho em nuvem.
As duas empresas anunciaram uma parceria para o desenvolvimento, certificação e suporte de soluções para modem 5G para a próxima geração de PCs.
Durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores da Câmara, a Anatel e empresas de telecom discutiram os impactos do 5G no país. Segurança dos equipamentos e a importância de uma definição de como será o processo de licitação também entraram na pauta.
É o que aponta um relatório da Cyxtera. O estudo ainda mostra que o Brasil é o segundo país de origem favorito dos fraudadores, perdendo apenas para os EUA.
O valor é para a execução de projetos piloto de IoT em Campinas, SP, nas áreas de segurança pública, mobilidade, eficiência energética e defesa civil.
É o que aponta um relatório da Ericsson. O resultado está atrelado ao lançamento do 5G na China, além das redes implantadas na Ásia, Austrália, Europa, Oriente Médio e América do Norte.
Com tecnologia de inteligência artificial da Microsoft, câmeras de alta resolução poderão detectar os riscos de segurança dos trabalhadores da companhia.
Um estudo global conduzido pela empresa de segurança Bitdefender, com mais de 6 mil profissionais de segurança, revela que 57% das empresas registraram algum tipo de ataque entre 2017 e 2019.
Com o apoio do SeproSP – Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática do Estado de SP, a Digital Innovation oferece uma série de cursos on-line gratuitos com foco em programação.
A ferramenta, que está sendo desenvolvida pelo CPQD, possibilitará a comercialização direta de energia elétrica entre consumidores e prosumidores no ambiente de geração distribuída.
Estudo global da Dynatrace mostra que a inteligência artificial será fundamental para ampliar a capacidade das equipes de TI dominarem o aumento da complexidade tecnológica.
É o que revela uma pesquisa global da DigiCert realizada com mais de 400 empresas de setores de infraestrutura crítica.
A empresa vai lançar uma nova rota expressa de 1156 km de extensão para conectar Brasília e região ao litoral.
A aposta da Klint, fornecedora de produtos e soluções de infraestrutura de redes, é o investimento em LANs à prova do futuro baseado na solução de cabeamento óptico passivo Laserway, da Furukawa.
A rede da operadora cobre mais de 2.250 cidades do país e está presente em cerca de 13,5 mil sites.
A unidade do SENAI-SP de São Caetano do Sul receberá soluções de conectividade da Nokia. O objetivo é acelerar a adoção de plataformas de indústria 4.0 no país.
A estimativa é do Gartner. Este resultado representa um aumento de 2,5% em relação ao acumulado de 2019.
Juntas, as empresas irão disponibilizar para o mercado brasileiro uma linha completa de soluções POL – redes ópticas passivas para LANs.
Com o novo regulamento de avaliação da conformidade e de homologação de produtos para telecomunicações, da Anatel, não há mais cobranças para a expedição do certificado de homologação.
A concessionária de energia elétrica firmou uma parceria com a Furukawa para integrar nas suas redes de distribuição do Espírito Santo e de São Paulo soluções de redes ópticas multisserviços.
A empresa fornece soluções de redes ópticas passivas fim a fim para o mercado de provedores de Internet, desde cabos ópticos até caixas de emenda e racks.
A empresa fechou um acordo com Dynatrace e irá fornecer soluções de monitoramento e gestão de software inteligente com foco em transformação digital.
O documento indica os principais elementos que devem fazer parte de um projeto de cabeamento em data centers.
Segundo João Bolonha, diretor do Google Cloud no Brasil, menos de 20% das empresas brasileiras adotam plataformas de cloud computing e muitas delas ainda têm vários sistemas legados com potencial de migração.
A Universidade Tiradentes, de Aracaju, foi escolhida para abrigar o SAP Next-Gen Lab, hub de inovação e treinamento da SAP. O foco de ensino são tecnologias SAP HANA, analytics, ERP, blockchain, inteligência artificial e big data.
A InfoSW Tecnologia fornece uma solução de autenticação de múltiplos fatores, da WatchGuard, que oferece uma medida adicional de segurança das informações.
Em conjunto com a Universidade Stanford, dos EUA, a companhia realizou uma pesquisa mundial para entender o perfil de distribuição e segurança dos dispositivos IoT.
Segundo estudo da IDC, a queda nos investimentos está relacionada ao cenário político-econômico. O setor de redes foi o único que registrou crescimento.
É o que revela uma pesquisa mundial da WBA – Wireless Broadband Alliance. Segundo o relatório, 66% dos entrevistados planejam adotar o Wi-Fi 6 até final de 2020.
Segundo estudo da IDC Brasil, entre as demandas que influenciaram este resultado estão as migrações de workloads para a nuvem e os serviços de provedores de nuvem.
É o que revela pesquisa da F5 Networks. O levantamento sobre incidentes de segurança na América Latina mostra as vulnerabilidades de diversas verticais de negócios.
Trata-se dos distribuidores ópticos Netscale 72 e do sistema de gerenciamento de infraestrutura para data centers inteliPhy net.
Localizado em Alphaville, o centro atende empresas dos mais variados setores. A companhia espera um crescimento de 35% na carteira de clientes até o final de 2020.
São mais de 50 cursos gratuitos de tecnologia com temas como arquiteturas de computadores, sistemas operacionais e gestão de riscos em TI.
Segundo a 5G Americas, a tecnologia LTE é responsável por 53% das conexões celulares do mundo.
A Nutanix conquista cada vez mais espaço no mercado de cloud corporativa com suas soluções de infraestrutura hiperconvergente.
A compra de 60% da TecCloud, com foco em data center, infraestrutura e serviços de tecnologia, foi anunciada em abril último. Com as equipes já integradas, a empresa prevê crescimento de 20% nos negócios em 2020.
Segundo relatório da Technavio, o mercado mundial de data centers deve alcançar uma taxa de crescimento anual composta (CGAR) de 17% entre 2019 e 2023.
O satélite também ampliará as ofertas de Internet e banda larga em praticamente todo o território nacional.
A SD-LAN traz acesso orientado por identidade altamente seguro, definindo os usuários, itens e dispositivos que podem se conectar à rede.
É o que indica estudo da Brasscom. A pesquisa mostra que, além de insuficiente, a oferta de profissionais de tecnologia apresenta um descompasso geográfico.
Os provedores de serviços de Internet somam mais de 8 milhões de clientes de banda larga fixa, com uma participação de mercado de 27,05% segundo a Anatel.
Apesar do avanço das conexões móveis no país, relatório da Opensignal mostra que as áreas rurais têm cobertura 4G duas vezes pior que nas grandes cidades.
Estudo da 5G Americas destaca a importância do uso da faixa de 600 MHz na região para oferecer mais capacidade para os serviços móveis em bandas baixas.
A companhia lançou um novo ponto de interligação ao PTT – Ponto de Troca de Tráfego, também conhecido como PIX, em seu data center, localizado na Praia do Futuro.
Esta é a estimativa da consultoria Gartner. O resultado representa um aumento de 89%, em relação ao faturamento previsto para este ano.
Denonimado IBM Skills Academy, o programa de capacitação da companhia vai atender 10 países da região, incluindo o Brasil, com foco em inteligência artificial, cibersegurança, blockchain e nuvem.
O objetivo da empresa é oferecer soluções de cibersegurança adequadas às necessidades de negócio, com foco na experiência de cada cliente.
O processo de transformação digital implantado no estado diminuiu o tempo de atendimento ao contribuinte em 56% na Sefaz – Secretaria da Fazenda.
Relatório da 5G Americas avalia os avanços da segurança das redes 5G para combater atuais e futuras ameaças em redes sem fio comerciais.
Estudo da consultoria ISG mostra que as empresas do país estão substituindo os seus data centers tradicionais por ambientes híbridos.
É o que alerta um relatório divulgado pela SonicWall. Segundo o levantamento, os ataques de ransomware aumentaram 15% em todo o mundo.
Segundo a AbraHosting, isso deve acontecer devido à nova política de preços global anunciada pela empresa controladora do software de gestão cPanel.
A avaliação é do presidente da Abinc – Associação Brasileira de Internet das Coisas. Segundo ele, a regulação será benéfica, principalmente, para áreas como saúde, agricultura e cidades.
É o que aponta pesquisa anual da AbraHosting – Associação Brasileira de Empresas de Infraestrutura de Hospedagem na Internet junto a sua base de associados.
O local é um espaço interativo projetado para mostrar como as indústrias de manufatura e processo podem acelerar a transformação para a digitalização.
A solução suporta taxas de transmissão de dados de até 40 GbE e é baseada no formato de plug RJ-45, oferecendo compatibilidade com versões de cabeamento anteriores.
Para Michael Lopez, vice-presidente de Total Fraud Protection da Cyxtera, a VPN é uma tecnologia simples demais para acompanhar o avanço das ameaças cibernéticas.
O programa de educação tecnológica vai formar mão de obra qualificada em áreas como aprendizado de máquina, inteligência artificial e IoT.
Trata-se do WannaHydra, que tem como alvo usuários brasileiros e abriga várias funções de malware, incluindo trojan bancário, spyware e ransomware.
É o que mostra uma pesquisa da Global Market Insights. Atualmente, o mercado de rede como serviço é avaliado em US$ 5 bilhões.
A operadora inaugurou um complexo de operações, com data center, call center, centro de treinamento e loja, na cidade de Carmo.
Segundo relatório da Nutanix, a implementação global de nuvem híbrida em empresas de manufatura é de 19%, com intenção de alcançar 45% em dois anos.
A instituição implantará plataforma de pacotes óptica da Ciena para modernizar o seu banco de dados e migrar para a nuvem.
Já consolidada no mercado de cloud computing, a Dedalus iniciou a sua estratégia para ganhar espaço no mercado de serviços gerenciados de TI.
A pesquisa foi feita com 325 profissionais dos EUA de TI e segurança de ISPs, operadoras de telefonia móvel e provedores de serviços em nuvem.
Levantamento da ABDI mostra que ao adotar os conceitos da indústria 4.0 na matriz produtiva brasileira é possível gerar uma economia anual de R$ 73 bilhões.
Veja algumas novidades apresentadas na Abrint 2019, evento nacional de provedores de Internet, que aconteceu entre os dia 5 e 7 de junho, em São Paulo.
O provedor de serviços de Internet, de Goiás, GO, adquiriu ONUs e OLTs da Raisecom para expandir a capacidade de sua rede óptica em até 300 Mb.
De acordo com um levantamento da ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, a indústria 4.0 terá avanços com a digitalização da economia.
Estudo realizado pela companhia, em 87 países, incluindo o Brasil, coletou e analisou mais de 139 bilhões de medições em 43.614.234 dispositivos 4G.
Foram 150 milhões de tentativas de conexão para 4642 endereços IP distintos em dispositivos IoT, segundo levantamento da Cyxtera.
Serpro e Emater-DF assinaram um acordo de cooperação técnica para a criação de uma solução de IoT – Internet das coisas para a irrigação automatizada.
A Procuradoria Geral do Município de Londrina e o ICI firmaram um contrato para o uso da tecnologia da informação e comunicação na administração pública.
Estudo da 5G Americas mostra que as redes 5G estão sendo construídas com arquitetura ultra confiável e de baixa latência de comunicação.
O Future ISP, evento nacional de provedores de Internet, aconteceu entre os dias 8 e 9 de maio, em Olinda, Recife. Infra News Telecom esteve presente no encontro e mostra algumas novidades lá apresentadas.
As duas empresas criaram um laboratório de certificação NFV – virtualização das funções de rede. A aliança inclui colaboração técnica e testes de comunicação.
O intuito da parceria é viabilizar a criação de soluções de IoT usando tecnologia 5G. O projeto, da ordem de R$ 6 milhões, será executado em um ano.
A 11ª edição do encontro será realizada entre os dias 5 e 7 de junho no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
A empresa ampliou o seu portfólio com o lançamento de uma CTO – caixa de terminação óptica premium para aplicações aéreas ou subterrâneas.
É o que mostra um levantamento da Opensignal, que analisou a experiência dos usuários em diferentes bandas de espectro 4G no Rio de Janeiro.
A Neorede passou por momentos difíceis devido a ataques DDoS, que direcionam uma quantidade enorme de tráfego para um servidor para torná-lo indisponível.
Por meio de sua rede 4G, a TIM ativou o serviço para mais de 3 mil cidades do país, atendendo 16 milhões de usuários.
A Internet de alta velocidade está disponível para 3 mil escolas públicas do país por meio do Programa GESAC do Governo Federal.
O data center tem uma área total de 2 mil metros quadrados, com capacidade de 1,5 MW de carga de TI, 500 TRs de refrigeração e 300 racks.
O objetivo é avaliar a preparação de empresas dos mais diversos setores econômicos para a era da transformação digital.
A Unicesumar, um dos dez maiores grupos privados de ensino superior do país, utiliza tecnologia de edge computing da Azion.
Segundo a Cyxtera, ataques utilizando phishing, homoglyphs de caracteres e domínios de sites semelhantes estão entre as principais fraudes eletrônicas em todo o mundo.
As licitações para a implantação do 5G devem acontecer no próximo ano. Segundo estudo da 5G Américas, é importante que as autoridades garantam a entrega efetiva do espectro radioelétrico.
O estudo aborda aspectos que vão desde a organização das estruturas de tecnologia no país até os critérios de priorização dos investimentos em cibersegurança.
Iniciativa ConectarAGRO é liderada por oito empresas dos setores de agronegócio e de telecomunicações para viabilizar conectividade aberta às regiões agrícolas do país.
A empresa apresentou uma solução de micro data center plug-and-play com dimensões de um rack de 42U e proteção de som.
Três novos parques de energia eólica produzirão mais de 670 mil MWh por ano e apoiarão a meta da AWS de alimentar 100% de sua infraestrutura global com energia renovável.
Em parceria com a Nokia, a operadora Antel implantou a primeira rede 5G da América Latina, usando a faixa de frequência de 28 GHz.
Segundo Sidney Fabiani, presidente da Gemelo, num período de 10 anos, o TCO dos data centers modulares é 37% menor do que a contratação de co-location.
Entre os dias 8 e 10 de maio, a cidade de Olinda, PE, vai receber a quarta edição do Future ISP, evento nacional de provedores de Internet.
A companhia adotou uma rede à prova de futuro na sua nova sede administrativa, localizada em São Paulo.
O projeto conta com apoio de recursos do Funttel e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Informações e Comunicações, gerenciados pela FINEP.
Segundo a edição 2019 do relatório de ameaças cibernéticas da Sonicwall, no ano passado os ataques a dispositivos IoT cresceram de 217,5% em todo o mundo.
Segundo Rafael Garrido, country manager da Vertiv Brasil, os ISPs estão levando a infraestrutura de borda para muito além dos grandes centros urbanos.
Trata-se da NLT – Next Level Telecom, que vai investir em novas tecnologias de conexão entre máquinas e de IoT.
A solução realiza procedimentos de testes de redes ópticas em uma sequência automatizada e passo a passo.
Com equipamentos DWDM da Padtec, a rede óptica da empresa cobre todos os estados da região Nordeste e algumas das principais áreas metropolitanas do Sudeste.
A estimativa é da Abese – Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança. Em 2018, o setor de segurança eletrônica no país registrou um faturamento de R$ 6,52 bilhões.
Grande parte do esforço da companhia está concentrado no desenvolvimento de software de gerenciamento para oferecer visibilidade fim a fim da infraestrutura de rede, com ou sem fio.
A fabricante de equipamentos de rede de transporte óptica apresentou uma solução que permite às operadoras ampliar a capacidade de banda de acordo com as suas necessidades.
Em tempos de nuvem e digitalização, as empresas precisam investir em soluções que garantam o funcionamento ininterrupto das redes e data centers.
O BNDES habilitou a instituição para iniciar um projeto piloto de cidade digital, que será conduzido em parceria com a prefeitura local, Ericsson e TIM, além das startups Pixel, Das Coisas, Fractum e Laager Inovações.
Segundo estudo da Trend Micro, o Brasil aparece com 10,75% das ameaças globais de ransomwares, atrás apenas dos EUA, com 11,05%.
É o que mostra um estudo da Global Market Insights. Hoje o mercado mundial de comunicação unificada & colaboração (UCC) ultrapassa US$ 32 bilhões.
Com a novidade, a companhia entrega aos seus clientes recursos SD-WAN com segurança, incluindo sistema de prevenção de intrusão, filtros de conteúdo e proteção contra ameaças avançadas.
Inaugurado em fevereiro último, o Instituto Avançado de Inteligência Artificial é um consórcio de pesquisadores que integra a academia e o setor privado para estudos sobre o assunto.
A previsão é da consultoria Grand View Research. O edge computing ajuda a diminuir a latência das aplicações, aproximando o processamento de dados de sua origem.
Aumentar a eficiência energética do data center é uma preocupação constante. Sistemas de gerenciamento de energia ajudam nessa tarefa.
Pesquisa da Software.org mostra que cerca de 38% das PMEs do país acreditam que a indústria 4.0 trará melhorias na qualidade de seus produtos e serviços.
A modelagem das escolhas dos consumidores era limitada por conta de cálculos complexos envolvidos no processo. Com a inteligência artificial isso mudou.
Uma das dificuldades dos gestores de TI é entender qual o melhor caminho para iniciar a jornada para a SD-WAN, levando em conta a transformação digital.
Em 2018 as vendas da empresa no país bateram recorde. Os negócios ganharam corpo com fornecimentos de soluções de comunicações integradas e digitais.
É o que mostra uma pesquisa da consultoria Global Market Insights. A adoção da nuvem e de dispositivos IoT deve estimular o crescimento do mercado mundial de SD-WAN.
A companhia foi criada para ajudar empresas estrangeiras de tecnologia a se estabelecerem no Brasil e na América Latina de forma segura e com menos burocracia e custos de operação.
Os pacotes de IoT – Internet das coisas são para aplicações nos segmentos de agricultura, gestão pecuária, logística e gestão de ativos.
O alerta é da Vertiv, que lista as melhores práticas para evitar paradas e otimizar o desempenho de um data center, com economia.
Segundo a Synergy Research, a receita mundial de serviços de infraestrutura em nuvem, incluindo IaaS, PaaS e nuvem privada, alcançou US$ 70 bilhões em 2018.
A companhia, especializada em serviços de pagamento, adotou soluções da Hitachi Vantara e já registrou uma queda de 53% no consumo de energia.
A companhia adquiriu transponders duais de 100 Gbps da Padtec para iluminar 3500 km de rede DWDM no sudeste do país, ainda no primeiro semestre deste ano.
A companhia avança na sua estratégia de se posicionar como um player no mercado brasileiro de soluções passivas para redes FTTx.
A Forcepoint aposta numa arquitetura holística de segurança baseada em soluções NGFW – Next Generation Firewall com tecnologia SD-WAN.
A Equinix e a Gêneses IT se unem para fornecer infraestrutura segura de cloud híbrida às empresas.
A companhia alerta que a responsabilidade por qualquer vazamento na nuvem é de responsabilidade da empresa que coletou e armazenou as informações.
É o que mostra um estudo da Dell Technologies, em parceria com a Intel, com 100 empresas do país de médio e grande portes.
Segundo a Synergy Research, no ano passado o número de instalações de data centers hiperescala alcançou 430 em todo o mundo.
É o que mostra um estudo realizado pela agência de comunicação Arebo. Para 78,4% dos entrevistados, a rapidez é o fator que mais chama a atenção das soluções na nuvem, seguido pela redução de custos (75%).
A companhia, especializada em soluções de segurança de rede, terá escritório em São Paulo para apoiar canais e parceiros, além de novas iniciativas de negócios.
Com apoio do CPqD, as soluções de Internet das coisas levam inteligência para os setores de agronegócio, segurança, energia e indústria 4.0
O estudo foca a experiência do cliente, segurança cibernética, futuros digitais e tecnologia e mostra que a transformação digital deve mudar da teoria para a prática nos próximos 12 meses.
Relatório da companhia sobre ameaças para 2019 traz alertas para inteligência artificial, ataques a dispositivos IoT e um aumento de aplicativos falsos.
O Grupo conta com 180 unidades espalhadas pelo país. Hoje, 30 delas já contam com a SD-WAN e mais 50 já estão programadas.
Segundo a operadora, a tecnologia 4G está disponível em mais de 3,2 mil municípios do país. A meta é cobrir 96% da população urbana até 2020.
Pesquisa da Pure Storage mostra que empresas da AL estão explorando novas tecnologias de inteligência de dados para ganhar competitividade nos negócios.
Há uma tendência de descentralização do conteúdo, cada vez mais próximo dos usuários finais, com um nível de conectividade diferenciada, constante e ilimitada.
A Equinix lista as principais estratégias digitais das empresas em 2019 e informa que elas deverão trazer mudanças significativas nas arquiteturas de redes.