Novos caminhos para os ISPs
Simone Rodrigues, Editora da Infra News Telecom
O ISPs – provedores de serviços de Internet continuam a protagonizar um papel crucial no setor de telecomunicações do país e seguem se reinventando para reter e atrair mais clientes com ofertas além dos pacotes tradicionais de banda larga.
A chegada do 5G deve dar ainda mais impulso para este mercado. Isso porque a infraestrutura de fibra óptica instalada pelos ISPs nos últimos anos será peça-chave para escoar o imenso tráfego de dados que será gerado pela tecnologia.
Dados da Anatel indicam que 83% dos acessos oferecidos pelos provedores são prestados por fibra óptica, percentual que cai a apenas 38% nas players de grande porte. “Isso demonstra que essas empresas possuem redes modernas e com elevada capacidade de transmissão de tráfego de dados”, disse Emmanoel Campelo, conselheiro da Anatel e presidente do CPPP – Comitê de PPPs, durante a quinta edição do Conecta Brasil, evento realizado pela agência no dia 17 de novembro último, que discutiu a expansão da banda larga pelas PPPs.
Novos rumos
Nesta segunda edição especial para os ISPs agrupamos conteúdos relevantes para ajudar, você leitor, a encontrar as melhores soluções e serviços para o seu negócio. Conversamos com vários especialistas que trazem dicas valiosas sobre as novas tecnologias e os desafios e oportunidades do mercado.
Além da quinta geração de telefonia celular, as redes neutras, os serviços de IPTV/OTT, tecnologias xGPON, MVNO – Mobile Virtual Network Operator, edge computing, entre outras possibilidades, também apontam novos caminhos para o futuro das redes fixas e móveis no país.
Outro ponto é a cibersegurança. Com ataques DDoS (negação de serviço distribuída, em tradução livre) cada vez mais sofisticados e frequentes, os provedores de Internet precisam enfatizar o planejamento e promover uma cultura sólida de prevenção dentro das empresas e junto aos parceiros.
Já no que diz respeito à gestão de vendas e relacionamento com o cliente vale adotar estratégias de acordo com o perfil do consumidor, mesclando novas tecnologias, como inteligência artificial, com modelos tradicionais.
Veja tudo que preparamos para você, com muito carinho. Boa leitura!
Simone Rodrigues é jornalista, com pós graduação em comunicação jornalística, além de especialização em mídias sociais. Tem 20 anos de vivência no mercado de infraestrutura e redes de telecomunicações. É fundadora da Infra News Telecom.