NTT e Docomo realizam testes 6G em parceria com NEC, Nokia e Fujitsu
Redação, Infra News Telecom
A NTT e a sua subsidiária focada em telecomunicações, Docomo, anunciaram uma parceria com os fornecedores de tecnologia móvel Fujitsu, NEC e Nokia para realizar testes experimentais de 6G. Os trials vão servir de base para o lançamento comercial do serviço planejado para 2030.
O projeto vai estudar novas tecnologias móveis, incluindo o uso de frequências nas bandas milimétricas e sub-terahertz, além das bandas para serviços 5G existentes. Os testes também devem verificar os métodos de transmissão sem fio baseados em IA – inteligência artificial.
Basicamente, a NEC e a Fujitsu irão trabalhar com a NTT e a Docomo em experiências com tecnologia distribuída MIMO – Multi Input Multi Outout. Já o foco de estudo da Nokia será o desenvolvimento de uma interface de rede com inteligência artificial nativa, além do uso de radiofrequências “sub-THz”, nas faixas de 90 a 300 MHz, e ondas milimétricas de 6 a 24 GHz.
Segundo Naoki Tani, vice-presidente executivo e diretor de tecnologia da Docomo, os ensaios 6G estão progredindo dois ou três anos à frente do 5G. “A partir deste estágio inicial, gostaríamos de colaborar com fornecedores globais líderes para demonstrar proativamente avanços conceitos e tecnologias e promovê-los para o mundo.”
A Docomo e a NTT começarão a realizar testes internos no ano fiscal que termina em março de 2023, e os testes externos começarão no ano fiscal seguinte. Espera-se que os testes verifiquem os conceitos propostos até agora pelas empresas. Eles serão relatados em grupos globais de pesquisa, conferências internacionais e atividades de padronização relacionadas ao 6G, e servirão de base para tecnologias mais avançadas.
Por meio de seus testes de 6G com os três fornecedores, bem como outros parceiros, a Docomo e a NTT esperam acelerar a padronização global e a comercialização de 6G.