Nvidia e Stefanini firmam parceria para desenvolver inteligência artificial
Redação, Infra News Telecom
A Nvidia Enterprise e a Woopi, empresa do Grupo Stefanini focada em inteligência artificial, se uniram para desenvolver soluções de IA – inteligência articial e processamento de linguagem natural. O primeiro projeto em conjunto é a criação de uma nova interface de conversação em português que reduz a latência no processamento de ligações telefônicas, além de proporcionar uma redução no custo de processamento da ordem de 60%.
Os maiores desafios do processamento de linguagem natural (NLP) são a personalização de termos específicos para cada mercado no idioma local e a velocidade de resposta para o usuário. Atentas a essa questão, as empresas vão integrar a assistente virtual inteligente Sophie, da Woopi, com a plataforma da Nvidia, Nvidia Jarvis.
A Sophie é capaz de interagir com usuários humanos e sistemas por meio de interfaces de texto e voz em mais de 40 idiomas. Já a Nvidia Jarvis é composta de uma estrutura de aplicações acelerada por GPU, que permite às empresas usar dados de vídeo e voz para construir serviços de IA de conversação personalizados para cada cliente, incluindo ontologias específicas e vocabulários especializados.
“A Sophie gerencia 40 milhões de minutos de interações de voz por mês. Nosso objetivo é transformar essas interações em conversas mais inteligentes e naturais. O pipeline do Jarvis Speech Recognition integrado a nossa plataforma de IA atua com centenas de interações simultâneas por GPU em menos de 100 milissegundos, permitindo que os clientes tenham experiências mais intuitivas e envolventes”, explica Fabio Caversan, vice-presidente de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Stefanini North America.
A Sophie usa IA para entender a intenção da conversa e oferecer parâmetros adequados de resposta, com base em uma estrutura de algoritmos semânticos reconhecida globalmente. Com o uso da tecnologia Nvidia Enterprise é possível identificar automaticamente diferentes tons e pistas vocais que, processadas em paralelo nas GPUs da empresa, permitem discernir o que uma pessoa quer dizer de forma muito mais rápida que nos modelos acústicos atualmente no mercado.
“Embora já exista projetos de NLP em português, ainda é uma ferramenta que precisa de aprimoramento. Esta parceria é mais uma forma de auxiliar diversos setores a automatizar o suporte ao cliente com mais velocidade e precisão, além de incentivar os avanços da inteligência artificial no país”, diz Marcio Aguiar, diretor da Nvidia Enterprise para América Latina
O chatbot Sophie já está presente em vários clientes da Stefanini no Brasil e no exterior. Segundo a empresa, a plataforma foi projetada com um conjunto original de algoritmos de inteligência artificial, que substitui o atendimento humano baseado em scripts por automação, e faz isso de maneira cada vez mais sofisticada, com investimentos em processamento de voz, texto e autoaprendizado.