O padrão Wi-Fi 802.11 ax e as redes corporativas
Simone Rodrigues, Editora da Infra News Telecom
Com previsão de quadruplicar a taxa de transmissão de dados, o novo padrão Wi-Fi 802.11 ax promete facilitar a conexão de múltiplos dispositivos. Num ambiente corporativo, essa característica é um diferencial importante para dar conta de equipamentos móveis como telefones, tablets e desktops que circulam pelas empresas e usam a rede sem fio como complemento da cabeada.
Como mostra a reportagem especial desta edição da Revista Infra News Telecom, a nova geração também ganha no alcance, podendo trabalhar nas faixas de frequência 2,4 e 5 GHz, enquanto a anterior (802.11 ac) opera apenas em 5 GHz.
A compatibilidade com dispositivos anteriores – baseados nos padrões 802.11 a/b/g/ac, é outro ponto de destaque. Já o OFDM 4x mais longo permite velocidades mais altas em uso outdoor, cobrindo distâncias maiores. OFDMA nos dois sentidos (DL/UL – downlink/uplink) dá mais eficiência, servindo simultaneamente múltiplos usuários com necessidades variadas de tráfego.
Outro recurso importante é o TWT – Target Wakeup Time, que permite que os dispositivos negociem quando e com que frequência serão despertados, ganhando maior tempo de bateria.
A versão final da norma deve sair na segunda metade de 2019, mas os fabricantes já anunciaram chips pré-padrão para acelerar a adoção. A previsão é de que as implementações comerciais ganhem força entre 2020 e 2022.
Boa Leitura!