O poder da computação em nuvem
Simone Rodrigues, Editora da Infra News Telecom
Sem dúvida, a computação em nuvem está revolucionando o mercado de TI. Cada vez mais, as empresas migram diferentes aplicações para a cloud, desde os sistemas de telefonia e ferramentas de inteligência artificial até plataformas robustas de data centers.
Os motivos para essa mudança já são bastante conhecidos. A tecnologia traz escalabilidade, com a entrega de serviços sob demanda; ativação de aplicativos em minutos, e não mais em dias, como no modelo tradicional; e métricas de desempenho e de entrega dos serviços.
Com a nuvem, as empresas se tornam mais eficientes e competitivas, tendo acesso às informações na hora exata de suas necessidades e ativando os seus serviços de forma rápida, conforme as suas estratégias de negócios.
Segundo o Gartner, os investimentos das empresas brasileiras em cloud pública devem passar de US$ 2,8 bilhões, este ano, para US$ 5,2 bilhões, em 2022. Com as redes caminhando cada vez mais para o software, com SDN, NFV e virtualização, a cloud computing deve ganhar ainda mais força.
Esse avanço será benéfico para toda a indústria. Tanto as empresas como os provedores de serviços precisarão de redes confiáveis com ferramentas mais inteligentes e que permitam o gerenciamento e a visibilidade de toda a infraestrutura.
Boa leitura!