O que você ainda não fez pela sua carreira?
Edgar Amorim, facilitador DiSC e coach executivo, da Amorizar Pessoas
Em muitos momentos da sua vida, você pode pensar que já fez tudo pela sua carreira ou até pela busca de um novo emprego. Isso pode causar ansiedade e paralisia, pois você pode ainda não ter atingido a sua meta de carreira. Essa sensação de já ter feito tudo o que seria possível é causada pela forma que nossa mente funciona. Assim, é importante tomar consciência de como isso ocorre, para que seja possível superar essa sensação e seguir adiante na busca de novas conquistas.
Temos a sensação de ter pleno domínio dos nossos desejos e das decisões que tomamos, no entanto é o nosso inconsciente que direciona as nossas ações. O famoso psiquiatra Carl Jung fez uma afirmação que resume bem essa questão: “Até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida e você vai chamá-lo de destino”. Esse não é um conceito fácil de assimilar ou mesmo de aceitar.
Todas as nossas memórias são registradas com fatos e as emoções que eles geraram. Hoje, ao passarmos por alguma situação que gera a mesma emoção do ocorrido há muito tempo, temos as mesmas reações da época. Um exemplo de fácil compreensão é o de uma situação atual em que ouvimos uma música e lembramos de fatos do passado – um momento com uma companhia agradável, uma pessoa querida ou até mesmo uma situação ruim. E junto a essas memórias cheias de emoções, existem as crenças e valores que adotamos ao longo de nossa infância e que hoje pensamos que são criações nossas. Na realidade são crenças e valores de outras pessoas, em geral nossos familiares, que entendemos serem úteis para nós e que adotamos. Junte-se a isso nossa mentalidade que pode ser fixa ou de crescimento, conforme descrito por Carol Dweck em seu livro “Mindset”. Caso queira conhecer mais sobre mentalidade fixa ou de crescimento, já escrevi sobre esse tema aqui https://www.infranewstelecom.com.br/qual-e-o-seu-mindset/.
Adicione a isso tudo o “modo automático” de nossa mente funcionar. Para economia de energia, tarefas que foram aprendidas e que são utilizadas repetidamente são realizadas de forma automática e inconscientemente. Por exemplo, quem dirige muito um carro com transmissão mecânica é incapaz de dizer quantas vezes trocou de marcha ao longo de uma viagem. E assim é com tantas outras atividades. Essa capacidade confere à mente um poder excepcional, no entanto, é preciso entender seu funcionamento para obter os resultados que queremos. Compreender que existe um potencial maior do que pensamos em nossa mente permite percorrermos caminhos que jamais pensamos.
Para extrair essa potencialidade existem técnicas, uma delas é o coaching, que utiliza perguntas – perguntas que jamais pensamos fazer a nós mesmos – que nos faz pensar de forma diferente da “automática”. E pensando de uma forma diferente, podemos encontrar opções diferentes, aquelas que nunca havíamos pensado, e que pode nos levar aos resultados esperados.
Então vem a pergunta: o que você ainda não fez pela sua carreira? Jamais diga “eu já fiz tudo”. Quando você fala assim, sua mente acredita no que você fala e bloqueia qualquer possibilidade de obter opções que podem estar no seu inconsciente. Diga a você mesmo “ainda não aconteceu” – o ainda implica em dizer para sua mente que é preciso continuar trabalhando para chegar lá, que é preciso pensar em novas alternativas.
Algumas sugestões para você que tem uma meta de carreira e acredita que está sem alternativas:
– Selecione um profissional que admira e atingiu o lugar que você almeja, conheça a história dessa pessoa, veja quais foram os caminhos que ela seguiu, quais as competências que ela desenvolveu e como, quanto tempo levou para chegar aonde chegou. Com todas essas informações, faça um planejamento para você (seu PDI – Plano de Desenvolvimento Individual).
– Responda às perguntas que mais lhe atingem deste meu artigo https://infranewstelecom.com.br/uma-pergunta-ajudaria-sua-carreira/.
– Pergunte a amigos e colegas próximos quais competências você deve desenvolver – siga esta sugestão https://www.infranewstelecom.com.br/voce-tem-coragem-de-saber-o-que-e-preciso-melhorar/.
– Claro, se puder, contrate um coach de carreira.
– De repente, talvez precise de um psicanalista – e, acredite, pode ser a melhor decisão da sua vida.
Quando você vai pôr em prática alguma sugestão? Dia, hora e local?
Sucesso!
É instrutor certificado Everything DiSC®️ formado pela Wiley Publishing, nos EUA, Coach Executivo e analista comportamental pela Sociedade Latino Americana de Coaching, associada da International Association of Coaching (IAC). Pós-graduado em sócio-psicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, MBA em Administração de Negócios pelo Instituto Mauá de Tecnologia e engenheiro eletrônico pela Faculdade de Engenharia São Paulo. Tem mais de 40 anos de experiência em organizações de vários portes, incluindo multinacionais, onde assumiu funções de operações e executivas.