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O que você precisa saber para gerenciar dados como os grandes players
Paulo de Godoy, country manager da Pure Storage no Brasil
O sucesso de algumas das maiores e mais conhecidas empresas do mundo, como Apple, Google, Microsoft, Uber, Airbnb, Spotify e Amazon, tem origem nos ecossistemas ou plataformas que elas construíram. Essas plataformas simplificaram as experiências do cliente e permitiram o impulsionamento de inovações, serviços e recursos dessas empresas. É a razão pela qual elas foram disruptivas em seus respectivos setores e conquistaram a fidelidade dos clientes.
As projeções de médio prazo das empresas de pesquisa para o crescimento do mercado de gerenciamento de dados corporativos variam, mas todas apontam para um crescimento robusto. De acordo com a Fortune Business Insights, o mercado global de gerenciamento de dados corporativos foi avaliado em US$ 92,18 bilhões em 2023 e deve crescer de US$ 101,04 bilhões em 2024 para US$ 224,87 bilhões até 2032 a um CAGR de 10,5%.
Podemos pensar em plataforma como uma construção por blocos, que entrega seu valor quando vista como um todo. Ela permite a entrega de serviços e o aumento de recursos, conecta usuários e facilita interações, transações e geração de valor. Ao simplificar operações, otimizar processos, eliminar silos e melhorar a comunicação, as plataformas trazem maior agilidade no desenvolvimento e na entrega de inovações, ao mesmo tempo em que reduzem os riscos. As plataformas também permitem o autoatendimento — uma conveniência que os consumidores adoram, para tudo, desde pedir um carro no aplicativo até reservar férias.
Empresas que exemplificam o poder das plataformas
A Apple é um dos melhores exemplos de plataforma no mundo da tecnologia de consumo. Eles têm seu próprio silício, loja de aplicativos, sistemas operacionais e produtos eletrônicos. E embora esses produtos funcionem bem de forma independente, eles funcionam ainda melhor juntos — como uma orquestra que permite aos usuários sincronizar seus dados e preferências entre dispositivos. As atualizações de software são enviadas aos usuários conforme a plataforma evolui.
No espaço B2B, a Cisco oferece a plataforma Cisco Networking Cloud que unifica soluções desconexas e ajuda as equipes de TI e segurança a lidar com a complexidade de multi-cloud, inúmeras aplicações de terceiros, IoT e ameaças à segurança. Já a NVIDIA foi além das Unidades de Processamento Gráfico e construiu uma plataforma de IA, com serviços de treinamento e modelos — todos mantidos juntos pelo software da plataforma para este fim. Isso facilitou o ponto de entrada para seus clientes na jornada da Inteligência Artificial.
A magia da plataforma para gerenciar dados corporativos
Os dados são o ativo mais valioso que uma organização pode ter, e a maneira como são usados geralmente determina os resultados comerciais e as experiências do cliente. Os dados devem estar disponíveis e entregues quando necessário, e com o nível de desempenho necessário. Isso exige soluções eficientes, confiáveis e escalonáveis focadas em fluxos de trabalho de dados. Em outras palavras, uma abordagem de plataforma para armazenamento de dados corporativos.
Essa plataforma deve atender a todas as necessidades relativas à aquisição, armazenamento, análise, governança e segurança dos dados. Ela deve ter suporte a grandes números e diversos tipos de cargas de trabalho, usuários, implementações nativas da nuvem e aplicações corporativas. Os dados devem ser totalmente integrados, constantemente atualizados e protegidos, disponíveis apenas para quem é autorizado a acessá-los. Deve-se automatizar tudo o que for possível. Uma plataforma de dados corporativos ajuda a obter insights acionáveis de dados para impulsionar a inovação, melhorar a eficiência, acelerar o crescimento e aprimorar a experiência do cliente.
Essa abordagem também ajuda muito as empresas a gerenciar seus dados em todos os ambientes. A plataforma pode ser unificada por um sistema operacional comum que roda em todo o hardware e é gerenciado por um único software. Isso permite que a empresa entregue atualizações de software automaticamente e realize atualizações de hardware sem interrupções, com zero tempo de inatividade para o negócio.
Também é fundamental ser capaz de implementar dados e aplicações em qualquer local – na borda, no data center ou na nuvem pública. As aplicações podem ser modernas, tradicionais ou ambas. A plataforma pode ser usada como serviço ou de forma tradicional, com pagamento feito em uma base operacional ou de despesa de capital. Tal arranjo dá ao cliente a liberdade de implementar serviços de dados em qualquer combinação – tudo dentro de um único ecossistema.
O futuro bate à porta
A era da Inteligência Artificial (IA) está sobre nós, e as plataformas de dados empresariais precisam entregar o desempenho e os recursos necessários para cargas de trabalho complexas de IA. Haverá uma necessidade crescente de soluções de automação de armazenamento e copilotos de IA generativa para armazenamento, à medida que as empresas se esforçam pelo ROI. Os líderes que acompanham o ritmo das mudanças e adotam as tecnologias mais modernas têm mais chances de tornarem suas empresas disruptoras de mercado. E, como citei no começo do artigo, sabemos muito bem que o mundo adora um bom disruptor.
Paulo de Godoy tem 20 anos de experiência no mercado de TI, com foco em vendas de soluções para empresas de armazenamento, segurança, integração e interconectividade. O executivo ocupou cargos de liderança em empresas de destaque no setor tecnológico, como Hitachi, IBM e NetApp. Paulo iniciou as atividades na Pure Storage como gerente de vendas em 2014, e em 2016 assumiu a gerência geral da companhia no Brasil.